Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Michael Jordan: o maior esportista dos EUA também no mercado

Michael Jordan: o maior esportista dos EUA também no mercado

quinta, 20 de abril de 2017

Sua carreira começou na NBA, em 1984, quando escolhido para fazer parte do Chicago Bulls

Você certamente já ouviu falar do astro do basquete americano, Michael Jordan, listado como um dos melhores jogadores de todos os tempos – o melhor da história para alguns. Com quase 2 metros de altura e saltos espetaculares, ele conseguia marcar sextas que pareciam impossíveis para muitos outros jogadores.

Sua carreira profissional na NBA começou em 1984, quando foi escolhido para fazer parte do Chicago Bulls. Logo se tornou uma das estrelas do time, conseguindo seu primeiro título em 1991. Se afastou do basquete em 1993 e começou a jogar baseball, mas retornou ao basquete em 1995, conquistando mais três títulos consecutivos.

Uma curiosidade sobre o jogador

Curiosidade: o hiato em sua carreira foi imortalizado no filme “Space Jam: o jogo do século”, da Warner Bros. Nele, os personagens de Looney Tunes são ameaçados por seres alienígenas e, para decidir seu destino, os desafiam para um jogo de basquete. Para aumentar suas chances de vitória, eles pedem a ajuda de Michael Jordan, que estava fora do basquete na época.

Ele se aposentou do basquete novamente para ser treinador do Washington Wizards, em 1999, mas passou a ser jogador do time novamente em 2001. Se aposentou definitivamente em 2003. Hoje, é dono da equipe Charlotte Hornets e uma lenda em seu esporte.

Michael Jordan: o maior esportista dos EUA também no mercado - LondrinaTur

Modelo a ser seguido

Já se nota como ele também foi um modelo para várias pessoas. Tanto que, durante seu tempo na NBA, a audiência dos jogos de basquete e o interesse geral do público pelo esporte subiu consideravelmente.

Além de ganhar milhões de dólares como jogador profissional e dono de seu próprio time, Michael Jordan também recebe muito dinheiro a partir de sua imagem. Ele foi e ainda é patrocinado por dezenas de marcas de diferentes produtos. Estima-se que ele recebeu mais de 80 milhões de dólares no último ano, apenas das principais empresas que usam o astro como veículo de divulgação.

A história dele como garoto propaganda remonta até antes de sua entrada nas ligas profissionais. Pouco antes de se tornar parte do Chicago Bulls, a Nike já tinha notado o quanto o garoto tinha potencial para se tornar uma estrela. Ele foi escolhido como garoto propaganda em um contrato de cinco anos, que rendia ao jovem Jordan 500 mil dólares anuais – sem falar nos royalties das unidades vendidas.

O modelo Air Jordan foi o primeiro a ser lançado em nome da Nike, e rendeu modestos 153 milhões de dólares apenas em seu primeiro ano. Não é surpresa que, em seu segundo ano, o prazo do contrato tivesse passado de meia década para vitalício. O jogador já foi responsável pela venda de 28 modelos de tênis, os quais hoje são regra para todos os grandes aspirantes a esportistas não só dentro do basquete.

Outra marca que tem uma relação de longa data com o jogador é a Gatorade. Ele já apareceu em mais de 20 comerciais das bebidas nutritivas da empresa desde 1991, sendo um de seus mais emblemáticos o “Like Mike”. Nele, um grande grupo de crianças cantava como queria ser igual a Michael Jordan.

Fonte: Divulgação