Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Corrida da Mulher tem boas disputas e vitória africana

Corrida da Mulher tem boas disputas e vitória africana

terça, 14 de março de 2017

Prova teve participação de pouco mais de 800 corredores, maioria mulheres. Organização faz avaliação bastante positiva e destaca nível técnico

A primeira edição da Corrida da Mulher Caixa teve tudo que um grande evento pode proporcionar. Quem compareceu viu uma prova de alto nível técnico, excelente estrutura e percurso bem traçado. Vale registrar ainda a participação maciça de corredores de toda a região, que fizeram uma grande festa. Foram pouco mais de 800 inscritos, com maioria das homenageadas mulheres: 451.

E a primeira chegada foi emocionante. Joziane da Silva Cardoso (Pé de Vento/Caixa/Clínica Higashi), de Nova Santa Bárbara, venceu a prova dos 4 Km com o tempo de 14min27s, apenas dois segundos a frente da segunda colocada, Marcella Cristina Cordeiro (Cruzeiro EC). Drielly Aparecia Nunes (Acorremar/Caixa) completou o pódio.

 “Para mim foi um pouco novo, pois fazia tempo que não corria uma prova rápida. O percurso foi legal, com variações de piso. Ainda estou iniciando o ano, o calendário está cheio e foi uma prova importante para adquirir ritmo e velocidade”, contou a vencedora, que no ano passado venceu a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro e vice na de São Paulo e da Volta da Pampulha.

Entre os homens, a vitória nos 4 Km foi de Victor Santos Gomes (Tucanos). Ele completou o percurso em 12min49.  Apenas seis segundos atrás, chegou Marcelo Barbosa de Souza (Acorremar/Caixa). José do Nascimento Souza foi o terceiro colocado.

Corrida da Mulher tem boas disputas e vitória africana - LondrinaTur

Assessoria de Imprensa/Divulgação/Rafael Souza

O alto nível técnico também foi marcante na prova dos 10 quilômetros. Adriana Sutil Costa (Nascimento) cruzou a linha de chegada em primeiro entre as mulheres, com o tempo de 37mn29s. Karen Sabrina da Silva Pires (EuCorro/Mandaguari) foi a segunda e Micheli França Ferreira fechou o pódio.

Na prova masculina, o domínio foi total dos africanos. O etíope Workiye Zewde venceu a prova com o tempo de 30min4s, seguido por Daniel Kiprotich, do Quênia, e do tanzaniano Nelson Priva. Todos eles são da equipe Coquinho/Fila/Bioleve, de Nova Santa Bárbara, e treinada por Moacir Marconi, o Coquinho. “Foi muito importante, afinal o calendário começa a ficar mais intenso nas próximas semanas. Foi ótima a participação deles, serviu como um bom trabalho e um treinamento forte”, avaliou o treinador do trio.

“Espaço do povão”

Mas a festa não foi só dos vencedores. Entre os corredores anônimos muitas boas histórias para contar. Como a das amigas Tina Volpato, de 47 anos, e Silvia Carvalho, de 57. A primeira começou a correr há pouco mais de um ano incentiva pela parceira. “Sempre quis correr, era um objetivo e ela vem me puxando. Estou muito feliz”, disse Tina, que participou do percurso de 4 Km.

“A gente vem em busca de alegria. E a prova nos proporcionou tudo isso, com gente alegre, muita energia, de bem com a vida, como nós. Achei tudo legal e queremos voltar ano que vem”, elogiou a bancária Silvia, que pratica corrida há dois anos. “É uma das minhas paixões, não paro nunca mais”, continuou.

Cruzar a linha de chegada foi uma vitória pessoal para a aposentada Verônica Souza, de 58 anos. “Eu praticamente não treinei por que estava viajando. Achei que não fosse conseguir, mas tive forças, me mantive firme e cheguei. Estou bem feliz”, contou a corredora, que fez o percurso de 4 Km.

Corrida da Mulher tem boas disputas e vitória africana - LondrinaTur

Avaliação positiva

Para a organização, a primeira edição da Corrida da Mulher superou as expectativas. “Para um primeiro evento foi bastante positivo. Conseguimos atingir o número de participantes que era nossa meta, com o percurso correu tudo bem, não tivemos problemas de segurança e saúde. Conseguimos também proporcionar uma boa estrutura aos participantes. É a primeira prova que vejo que oferece troféu para todos. Então, estamos bastante contentes”, analisou Gilberto Miranda.

“O nível foi muito alto em todas as provas, com grandes nomes. E, além disso, também vale registrar que foi uma grande festa popular e isso nos deixa muito felizes”, registrou Miranda.

Para ele, a primeira edição mostra que a Corrida da Mulher tem potencial para seguir no calendário de eventos da cidade nos próximos anos. “É uma prova que vem para se firmar nos próximos anos, vamos trabalhar muito para isso”, prometeu. “Aproveitamos para agradecer a presença de todos os corredores, em especial das mulheres, também a quem veio de longe, dos londrinenses, e também dos nossos patrocinadores. Sem eles seria impossível realizar um evento deste porte”, encerrou.

A primeira edição da Corrida da Mulher teve patrocínio da Caixa Econômica Federal, Rossian e academia Arena Club Londrina. A realização foi do Instituto Paranaense de Esportes e Cultura (IPEC). A prova teve apoio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

Fonte: Divulgação