Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Abrigos do Superbus terão dois tipos de piso tátil

Abrigos do Superbus terão dois tipos de piso tátil

segunda, 22 de agosto de 2016
Categoria: noticia

Pessoas com deficiência visual serão orientadas por dois tipos de piso, o direcional e o de alerta

Os abrigos do Superbus, implantados em Londrina desde junho deste ano, estão recebendo piso tátil, faixas em alto-relevo instaladas nas calçadas para fornecer auxílio no deslocamento de pessoas com deficiências visuais. Até o momento, foram implantados 10 abrigos, faltando pequenos acabamentos.

Para facilitar a identificação do percurso pelas pessoas com deficiência sensorial visual, o Código de Obras e Edificações do Município de Londrina estabelece a obrigatoriedade de inclusão da faixa de piso tátil com textura e cor diferenciadas nas calçadas. Dessa forma, o diretor de projetos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), Humberto Leal, esclarece que dois tipos de piso tátil estão sendo instalado ao redor dos abrigos do Superbus.

Um é o pisto tátil direcional (linear), utilizado para indicar o caminho a ser percorrido pelo pedestre, instalado no sentido do deslocamento das pessoas, em área de circulação livre pela parte posterior ao abrigo e posicionado de forma a conectar-se com o piso direcional dos lotes vizinhos.

O outro é o piso tátil de alerta, instalado ao longo do meio fio, demarcando o trecho no qual pode ser feito o embarque e desembarque no ônibus do Superbus e alertando ao pedestre para não avançar nas ruas. “A sinalização de alerta não é prejudicada por interrupções, como árvores e postes, porque a pessoa não vai transitar sobre a faixa de piso tátil de alerta, esta sinalização está avisando o pedestre a ficar atrás da guia, para sua segurança”, informou Leal.

A todo serão implantados 139 módulos que formarão 85 paradas de ônibus, que servirão para atender os ônibus especiais do Superbus e os convencionais. Além do piso tátil, os abrigos contam com cobertura térmica, vidros nas laterais, lixeira, adesivos de orientação com a rede de ônibus da cidade e as linhas que passam pelo local. Alguns deles também serão equipados com painéis eletrônico.

Fonte: N.Com