Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
9 dicas para pilotar motos na estrada

9 dicas para pilotar motos na estrada

quinta, 29 de setembro de 2016
Categoria: noticia

Pilotar motos na estrada é algo que lhe desanima ou dá medo? Saiba o que fazer!

É claro que são muitos os casos de acidentes e de desconfortos que os pilotos passam, segundo as histórias que lemos e ouvimos por aí. Mas pilotar motos na estrada pode ser uma experiência libertadora, se você tomar algumas precauções.

Pilotar motos na estrada é algo que lhe desanima ou dá medo? Saiba o que fazer!

9 dicas para pilotar motos na estrada - LondrinaTur

Reprodução

1- Tenha uma boa capa de chuva

Prefira as que têm um material “respirável”, mas que ao mesmo tempo, não deixam entrar água. Certifique-se de que o seu capacete cubra o seu rosto devidamente, pois acima de 30Km/h, as gotas que caem em seu rosto podem incomodar bastante.

Também se certifique de que seus pneus estão em boas condições. Em hipótese alguma saia pilotando na estrada com pneus carecas.

2- Observe bem a estrada

Lembre-se que os trilhos são feitos de metal. O que costumava ser um pouco escorregadio, passa a se tornar muito escorregadio.

Travessias ferroviárias deverão ser feitas com a moto o mais reto quanto possível. As linhas pintadas nas estradas, assim como as tampas de bueiros, podem se tornar armadilhas perigosíssimas!

3- Tome cuidado com as poças

Ao trafegar por elas, alguns as tratam como pura diversão, mas geralmente, não é possível saber o que está escondido nelas. Provavelmente, você não quer descobrir da pior maneira, não é?

4- Repare em arco-íris coloridos no chão

Quando chove pela primeira vez, depois de muitos dias de tempo seco, é quando as condições de pilotagem se tornam mais perigosas, tendo em vista que há uma grande quantidade de óleo e sujeira na pista. Antes de trafegar, o ideal é esperar uma ou duas horas para a chuva lavar o chão.

Tome cuidado redobrado com as garoas, pois elas não possuem a força ou a quantidade de água suficiente para realizar esta limpeza da estrada. Arco-íris podem até ser bonitos, mas se vê-los espelhados no chão, provavelmente é por causa do óleo. Por isso, fuja!

5- Acione mais o freio traseiro

Isso evita que a roda da frente trave ou que a moto perca estabilidade. Frear a moto durante a chuva ou com pista molhada é mais difícil.

Para evitar derrapagens ou aquaplanagens, não acione os freios de forma brusca. O ideal é que você não corra demais. Mantenha também uma boa distância entre você e o veículo que está à frente.

6- Evite ficar tenso

Realmente, pilotar motos na estrada é uma experiência mais perigosa do que sair por aí pela cidade. A chuva atrapalha bastante a visibilidade para quem pilota e dirige. Mas evite ficar tenso. Relaxe e aproveite o momento!

Tensões em excesso farão com que você fique mais cansado e tornará o trajeto mais desgastante. Apenas se lembre de usar roupas que deixem você bem visível na estrada.

7- Reduza a velocidade habitual

Em muitos países, é lei diminuir a velocidade entre 10 e 20% quando chove. Convenhamos: não faltam razões para isso!

8- Procure um produto que não embace a sua viseira

A maioria dos capacetes não conta com um limpador de viseiras (por mais absurdo que isso pareça). Em uma loja de acessórios, procure por um produto que proteja o seu capacete e faça com que ele não embace, ou pelo menos, que diminua esse efeito.

9- Quando relampejar, pare de pilotar a moto imediatamente

Às vezes, é necessário conduzir a Harley durante uma chuva. Mas jamais se esconda embaixo de árvores ou de locais com hastes pontiagudas.

Como você viu em nossas dicas, não é preciso parar de pilotar motos apenas porque está chovendo. Relaxe e aproveite esse passeio. Andar em uma Harley-Davidson é divertido em qualquer circunstância.

Fonte: Blog da Harley-Davidson