Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Planetário de Londrina

Planetário de Londrina

segunda, 28 de julho de 2014
Categoria: 

Sobre o planetário

O Planetário de Londrina, é um Projeto de Extensão da Universidade Estadual de Londrina, e foi inicialmente idealizado pelos professores Cleiton Joni Benetti Lattari e Rute Helena Trevisan.

Ele faz parte do Museu de Ciência e Tecnologia da UEL, que é constituído por três grandes setores: o Centro de Ciências, o Observatório e o Planetário, cuja implantação foi realizada mediante convênio firmado entre Vitae, Universidade Estadual de Londrina e Itedes, em 15 de dezembro de 2003,  sob coordenação do Prof. Dr. Sérgio Mello de Arruda.

Seu prédio foi construído no centro da cidade de Londrina, pela Prefeitura Municipal de Londrina, em 1992, passando por uma reforma em 2005. Trata-se de uma construção de alvenaria, com 232 metros quadrados e diâmetro de 6 m; teto abobadado, com 6,10 m de altura. A sala de projeção tem 8 metros de diâmetro e capacidade para 44 expectadores por sessão.

O projetor de estrelas do Planetário de Londrina, é um modelo BS 3200a, fabricado pela Gambato – Costruzione per Astronomia. é um projetor ôptico-mecânico que simula o céu visível de qualquer ponto sobre a superfície da Terra e em qualquer data, com precisão. é um espaço de experiências que reúnem não apenas o conhecimento já adquirido, mas que despertam para o novo e nos colocam frente a frente com o Universo.

Tels: (43) 3326-0567

Endereço

R. Benjamin Constant, 800 - Centro, Londrina - PR, 86010-350