Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Praça Tomi Nakagawa

Praça Tomi Nakagawa

terça, 01 de novembro de 2011

A Praça Tomi Nakagawa foi inaugurada pelo príncipe Naruhito, no dia 22 de junho do ano de 2008, na cidade de Londrina para celebrar o centenário da imigração japonesa ao Brasil.

O nome “Tomi Nakagawa” foi dado devido à sobrevivente do navio Kasato Maru – navio que transportou a primeira leva de imigrantes japoneses ao Brasil.

Tomie viveu e faleceu em Londrina, e a praça, além de homenageá-la, serve para lembrar da importância do povo japonês inserido no Brasil, principalmente em Londrina, além de contribuir para atividades de entretenimento e lazer.

A arquitetura foi elaborada a partir da filosofia e história do Japão e conta com um monumento de 20 metros de altura, que representa o navio de imigrantes. As torres representam a força do povo japonês e as ondas se referem à passagem do tempo, em décadas.

O memorial traz os nomes dos 104 pioneiros – homenagem aos imigrantes que ajudaram a fazer a história do estado. Os portais representam a passagem do profano ao sagrado: os pilares representam o céu e as vigas, a terra.

Fonte: Tarobá News

Foto: Karina Brandão