Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Capela do Divino Espirito Santo

Capela do Divino Espirito Santo

terça, 20 de março de 2012
Categoria: 

Foto: Edsley Saito

  • A capela foi construída em alvenaria na década de 1950, em substituição à capela de madeira construída em 1941. Como era o costume, as construções eram feitas a partir de doações de material, mão-de-obra e recursos financeiros da própria comunidade, tornando a Capela um importante ponto de referência da vida social das comunidades rurais. Em 1998, foi interditada pelo Corpo de Bombeiros, pois a estrutura estava prestes a ruir.
  • Em 1999/2000, a Diretoria de Patrimônio Histórico e a comunidade local buscaram os meios para a troca da estrutura do telhado, dos vitrais, das telhas e a realização da pintura externa. Em 2003, através da Lei de Incentivo à Cultura, outras benfeitorias foram realizadas, tais como: colocação de forro de madeira, troca de fiação elétrica, calçamento da área de entorno, construção de jardim lateral, troca das portas laterais e limpeza do piso interno. 
  • Ainda em 2003, porém com recursos da comunidade, foi realizada a pintura externa, a colocação de grade e a troca da porta frontal e do piso da escadaria frontal.
  • A edificação possui um corpo principal com telhado cerâmico de duas águas e elementos decorativos na fachada (frontão de linhas curvas e marquise com cobertura cerâmica). Possui campanário em torre independente do corpo principal. Constitui-se em marco da paisagem urbana do Distrito do Espírito Santo.
Tels: (43) 3337-9008

Endereço

Rua São Pedro, 60 – Distrito do Espírito Santo, - , - PR - CEP: