Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

Workshop sobre Jogos Teatrais abre inscrições gratuitas

quarta, 28 de fevereiro de 2024

A oficina será ministrada por Diego Zadra na Vila Cultural Barracão Tangará, e é destinada a todos os que tiverem interesse pelo teatro

Voltado a todos os atores, não atores, entusiastas e curiosos sobre as artes dramáticas, o workshop Jogos Teatrais está com as inscrições abertas. Realizado pela ONG Arte e Vida, o curso acontecerá no dia 9 de março, sábado, na Vila Cultural Barracão Tangará (Rua Augusto Severo, 544, Bairro Aeroporto) e será ministrado pelo programador cultural Diego Zadra.

As inscrições para a atividade são gratuitas, e podem ser realizadas através do número de WhatsApp (43) 99922-9656. A classificação etária para a participação no projeto é de 16 anos.

Com 1h30 de duração, o curso será conduzido das 9h às 10h30. A oficina tem como objetivo criar um repertório coletivo de habilidades por meio dos jogos teatrais, e demonstrar como atividades lúdicas teatrais compõem a formação de grupos de teatro e montagens de espetáculos.

Dividida em quatro etapas, a iniciativa será constituída pela introdução ao tema, atividades práticas, troca de experiências e o encerramento do curso. De acordo com o idealizador do workshop, Diego Zadra, as habilidades interpessoais que serão trabalhadas ultrapassam as barreiras dos palcos.

“Vamos desenvolver o autoconhecimento, comunicação, empatia, respeito à diversidade, saber ouvir e fazer críticas, reconhecer erros e uma série de outras habilidades”, conta.

Formado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina em 2002, Zadra trabalhou como arte-educador e educador social de teatro e circo por mais de 15 anos. Foi integrante, ainda, dos grupos londrinenses Aerocircus e Troupe Tangará, entre 2001 e 2014, atuando como artista circense e diretor artístico.

Ele conta que a oficina tem muita influência do início da sua trajetória na área. Zadra começou seu percurso artístico em 2001, através da Rede da Cidadania, um programa que visou trabalhar a cultura como política pública em Londrina por meio de oficinas arte-educativas.

Atualmente, o artista é programador cultural do Sesc Londrina Cadeião e coordenador do Núcleo de Produção Teatral da unidade. Para ele, as oficinas são uma maneira de manter um contato ativo com a sua formação. “Nunca parei de desenvolver essa oficina, independentemente do lugar onde eu estava trabalhando. É uma prática que sempre gostei de desenvolver, e que já fiz em inúmeros espaços, para públicos bem variados”, salienta.

Conforme Zadra, a viabilização desse curso à comunidade londrinense fomenta o acesso às artes por meio da experiência prática, já que há uma escassez de espaços públicos ou gratuitos que ofereçam iniciativas semelhantes. “O principal objetivo é o contato com atividades arte-educativas em espaços tecnicamente qualificados, que oportunizem, além das vivências propriamente ditas, possibilidades e abertura para questionamentos, trocas de experiência e construção coletiva de conhecimentos”, sublinha.

A Vila Cultural Barracão Tangará conta com o patrocínio da Prefeitura de Londrina, através da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Texto: Manu Barioni, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.

Fonte: N.Com