Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Volta Ciclística Internacional do PR chega a Londrina

Volta Ciclística Internacional do PR chega a Londrina

quarta, 27 de maio de 2015

Evento terá cinco etapas e passará por vários municípios do Norte do Paraná durante cinco dias; na quinta-feira, a largada será em Londrina.

Com a participação de 18 equipes brasileiras e cinco estrangeiras, a 9ª Volta Ciclística Internacional do Paraná chega a Londrina nesta quinta-feira, dia 28. A primeira etapa da da volta foi programada para as 10 horas de hoje, em Bela Vista do Paraíso. O evento terá a duração de cinco etapas e passará por vários municípios durante os cinco dias de disputas acirradas pelas estradas do Norte do Paraná. Nesta primeira etapa, o pelotão segue até Primeiro de Maio e retorna para Bela Vista às 13h30 horas.

A etapa de Londrina foi marcada para as 10 horas, em frente à Agência da Caixa Econômica Federal, na Avenida Madre Leônia Milito. Segue até Tamarana e retorna a Londrina  por volta das 13h30. A terceira etapa, no dia 29, às 9 horas, terá o percurso mais longo de todas com 167 km, saindo de Ibiporã e seguindo até Bela Vista do Paraíso. O retorno está previsto em Ibiporã às 13h30.

A quarta etapa, no dia 30, às 9 horas, terá largada em Arapongas, seguindo até Guaraci e retornando a Arapongas às 14h20. A quinta e última etapa será um circuito fechado de 100 km em Londrina ao redor do Lago Igapó. A largada será às 9 horas na Barragem do Lago e a chegada está prevista para às 11h50.

Os principais nomes do esporte no país, além de grandes presenças internacionais, estão confirmados para brigarem pelo nono título da competição. Entre os destaques aparece Alexandre Manarelli, que foi o vencedor da oitava volta em 2014. Também estará na volta o ciclista Gideoni Monteiro, que esteve em intercâmbio no Centro Mundial de Ciclismo no ano passado. Gideoni ficou entre  os 10 melhores do Mundial da França deste ano. Assim que terminar a Volta Paranaense ele retorna para a Suíça.

No histórico da competição, as equipes brasileiras sempre predominaram. Das oito edições realizadas até o momento, apenas em 2010, o título não ficou com o Brasil. Na ocasião o vencedor foi o chileno Marco Arriagada. A competição foi resgatada pela Confederação Brasileira de Ciclismo no ano passado, após ficar três anos sem ser realizada, e está se firmando como uma das principais competições do calendário internacional America Tour (UCI).

Escolta policial

O evento será um evento-teste para policiais rodoviários federais que irão trabalhar nas Olimpíadas do Rio 2016.  Durante os cinco dias do evento, a competição terá o acompanhamento de 35 policiais de vários estados que estarão exercendo atividades em diversas áreas desde os motociclistas batedores até o apoio mecânico, passando pelo pessoal de resgate, assessoria de imprensa e logística.

De acordo como policial Vitor Almada da Costa, que é vice-presidente do Comitê Ciclismo Olímpico da PRF, também foram estabelecidos acordo de cooperação técnica internacional com a Guarda Nacional Republicana de Portugal (GNR)), responsável pela escolta da Volta de Portugal há mais de 70  anos.  “Acompanhamos a realização da escolta da Volta de Algarve 2015 de dentro da viatura do comandante da escolta da GNR. E em julho próximo embarcaremos para acompanhar a escolta do Tour de France e Volta de Portugal, retornando para a execução da escolta da prova de ciclismo de estrada no AqueceRio, evento preparatório para a Olimpíada Rio2016 a ser realizado em agosto no percurso Olímpico”, explicou.

Para o diretor geral da Volta Ciclística Internacional do Paraná, Marco Antonio Barbosa, a presença policial é importante porque vai trazer uma nova dinâmica de ação voltada especialmente para eventos de ciclismo de estrada. “Isso vai trazer uma série de melhorias e ajudar muito na segurança das próximas competições de ciclistas de estrada em todo País, independente de ser uma volta internacional”, afirmou Barbosa.


Realização

A Volta Ciclística Internacional do Paraná é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Paranaense de Ciclismo (FPC), com supervisão da União Ciclística Internacional (UCI), patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da RPC TV, afiliada da TV Globo.

Redação Londrinatur com assessoria | Imagens: Divulgação/CBC

Mais detalhes:

Volta Ciclística Internacional do PR - etapas 27/05 10h Bela Vista do Paraíso (em frente à Igreja) 28/05 10h Londrina Agência Caixa da Av. Madre Leônia Milito 29/05 9h Ibiporã (em frente à Prefeitura) 30/05 9h Arapongas (em frente ao Ginásio Municipal) 31/05 9h Londrina Av. Souza Naves (barragem Lago Igapó) Circuito no Lago