Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Você já ouviu falar em Terra Nova? Você já ouviu falar em Terra Nova?

Você já ouviu falar em Terra Nova?

Thursday, 07 de October de 2021

Você conhece Terra Nova? É um lugar paradisíaco: com morros, precipícios, cachoeiras gigantescas, mirantes naturais para o rio Tibagi; cenário de cinema… e fica pertinho de Londrina
Colonizada por portugueses na década de 50, a região tomada por índios, conquistada através de mercadorias, Terra Nova surgiu em uma área próxima ao Rio Tibagi, rodeada por montanhas, matas e cachoeiras. A região, por conta das florestas foi palco, na época, de desfrute de muitas serrarias; e por isso, o desenvolvimento acelerado de um lugar onde nem havia ainda energia elétrica. Porém, com o desenvolvimento da cultura do café, até a geada negra de 1975, o distrito possuía cartório, delegacia e até uma linha de ônibus que ligava a localidade, direto a Londrina.

Atualmente Terra Nova é um distrito de São Jerônimo da Serra, com aproximadamente 4 mil habitantes. Ele é maior que as do Jardim Olinda, Farol e Cruzmaltina, na qual vivem da agricultura familiar, do café que ainda resta e da exploração de pinus da Klabin.


Mas o que chama a atenção do lugar é a sua beleza natural, com morros e precipícios, mirantes naturais para o Rio Tibagi, e cenários típicos de novelas…. Terra Nova possuí muitas cachoeiras gigantescas, cavernas, grutas e um povo acolhedor, que descobriu no turismo uma maneira de preservar as belezas naturais. E foi por meio de um grupo de moradores que acreditaram nesse potencial turístico, que este sonho se transformou em realidade, gerando emprego e renda e, consequentemente, fomentando o distrito com as visitas cada vez mais frequentes de turistas.


Umas das responsáveis por essa transformação local chama-se Suelen Araújo, de 27 anos, nascida em Terra Nova, e que já fez de tudo um pouco: trabalhou na roça, em mercado etc; além de conhecer todas as pessoas que moram no distrito. Sua paixão pelo lugar onde nasceu e cresceu, pelos passeios e banhos de cachoeiras nesse cenário de tirar o fôlego, e com a chegada das redes sociais, foram os ingredientes que a motivaram a mostrar o “quintal de sua casa” para os apaixonados pela natureza. Importante destacar também, a Fatima Marcelino, que visualizou na beira de um penhasco, com vista para o Rio Tibagi, em sua propriedade, a oportunidade de fazer um balanço para o infinito…Este atrativo vem chamando a atenção de quem procura conhecer a localidade, e assim, transformando o que era um sonho, em realidade.

O distrito de Terra Nova possui vários atrativos para visitação, o qual recomendamos o acompanhamento de um condutor local, para facilitar o acesso as trilhas que levam as cachoeiras do Tamanduá, com 90 metros de altura, a da Janela do Paraíso, com 130 metros, Morro do TAFF, Mirante, e o fantástico balanço do infinito, no Recanto Vale do Tibagi, entre outras atrações.

O Recanto Vale do Tibagi é o sonho de Fatima Marcelino, que recebe turistas por meio de agendamento; e neste ambiente de belezas naturais, é oferecido camping, pousada rústica, café e almoço rural, onde os visitantes podem viver a experiência da vida no campo, praticar o turismo rural e se aventurar no balanço do infinito; e para os amantes do pôr do sol, apreciar um sunset com vista privilegiada do rio Tibagi, tirar lindas fotos, fazer vídeos; além de um belo banho na cachoeira Nossa Senhora.

Quem quiser passar um dia ou um final de semana em Terra Nova e conhecer suas belezas naturais, pode contar com a experiência das condutoras locais.
Para mais informações e agendamentos fale com as condutoras locais.

Suelen Araujo: WhatSapp: 43 99657-5748

Fatima Marcelino: WhatSapp: 43 99932-3322.