Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Virada Cultural disponibiliza novas atividades

Virada Cultural disponibiliza novas atividades

quarta, 01 de julho de 2020
Categoria

A programação corresponde aos dias 25 de junho a 1 de julho

Divulgação

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) divulgou, nesta quarta-feira (24), as ações da Virada Cultural. A programação compreende o período entre os dias 25 de junho e 1 de julho e ficará disponível para acesso livre dos internautas, através da página oficial da iniciativa. Todos os conteúdos também podem ser disponibilizados, semanalmente, via e-mail. Para isto basta telefonar para (43) 3371-6606 ou enviar um pedido para [email protected].

Nesta oportunidade as novidades estão por conta de diversas oficinas, lives e eventos gratuitos ao público. O SESC Cadeião de Londrina, por exemplo, irá promover uma oficina on-line sobre poesia de autoria feminina, hoje (25), das 19h às 21h. Qualquer pessoa acima de 16 anos pode participar, sendo que o limite de público é de 25 integrantes. Para se inscrever é necessário enviar uma mensagem para [email protected]. Uma vez cadastrado no sistema, o link de acesso ao conteúdo será encaminhado pelo e-mail.

Divulgação

Já a Usina Cultural irá dar continuidade à sua programação de quarentena, por meio do projeto “Usina Convida”. A ideia é promover podcasts e lives com a participação de artistas, produtores, pesquisadores e críticos de Londrina ou que já passaram pela cidade. As atividades têm início neste sábado (27), às 18h30, e vão até 15 de agosto. Todo o material será divulgado nas plataformas digitais da Usina Cultural (FacebookInstagram, SoundCloud e YouTube).

Na próxima terça-feira (30), às 22h30, a cantora Carla Casarim irá promover uma live para o lançamento do álbum “Terra Mãe”. O conteúdo será disponibilizado por meio de seu perfil oficial, no Instagram (@carlacasarim). O estilo musical da cantora consiste numa miscigenação rítmica, perpassando por estilos como o samba-canção, baião, maracatu, bossa-nova, bolero, valsa, choro e samba-rock.

A Vila Cultural Alma Brasil também está com atrações destinadas ao público. No domingo (28) o espaço irá conceber a “ÚEBI Festa”, uma iniciativa com o intuito de oportunizar um arraiá de Festa Junina, diretamente de casa. A atração será oferecida pelo Instagram da Vila (@almavilacultural) e contará com bingo, correio elegante, comidas típicas, discotecagens e até quadrilha. Este evento faz parte do projeto “ARRAIALMA”, que durante todo o mês de junho está promovendo atividades típicas de São João, via internet.

A iniciativa “Uma Orquestra nas Escolas”, realizada pela Orquestra de Câmara Solistas de Londrina durante os meses de setembro, outubro e novembro de 2019 disponibilizou um vídeo de divulgação de suas atividades, através do Facebook. No material é possível visualizar momentos do projeto, o qual levou concertos didáticos para 12 escolas municipais de Londrina.

Na Vila Triolé Cultural a principal atração se deve aos podcasts do programa “Avós do Brasil”. Os episódios são divulgados toda segunda, quarta e sexta-feira, por volta das 8h, e possuem o objetivo de disseminar conteúdos considerados como notícias boas para a população. É possível conferir todas as atividades deste projeto, por meio de diversas plataformas de áudio disponibilizadas virtualmente: Spotify; Deezer; Google Podcast; Anchor; Breaker; PocketCasts; e Radiopublic. Acesse o Facebook da página para mais informações.

Para o público infantil as opções são duas exibidas através da plataforma Youtube. Para quem busca conteúdos de palhaçaria, os vídeos semanais do palhaço Ritalino proporcionam muita diversão. Clique aqui para conferir. Já a professora Vanessa Cretuchi conta histórias infantis através de seu canal, “O clube da Vá”.

Foto: Arquivo/N.Com

Já o “Tour pelos Museus” é uma excelente pedida para os amantes de acervos culturais. Neste campo da agenda é possível navegar por diversas coletâneas artísticas do Museu Histórico de Londrina, tais quais a Coleção Carvalheira; A decadência do café (parte 1, 2 e 3); vídeo sobre a Coleção Rede Ferroviária; fotografias de José Juliani; cartões postais de Armínio Kaiser, família Brugin, Kikuijo Ibionomoto, Peter W. Westcot, Rudolfo Doss e Gladx Lessa; além da visualização de louças do século XV, da Sra. Olga M. Kaiser.

Por fim, na área de oportunidades, a agenda da Virada Cultural desta semana oferece acesso ao concurso nacional Novos Poetas Sarau Brasil 2020; à concepção de projetos audiovisuais e fontes de financiamento, da Escola de Governo; ao Saber Museu, do Ministério do Turismo; e a cursos gratuitos on-line na área de Cultura e Economia Criativa.

Realização – A Secretaria Municipal de Cultura promove a Virada Cultural juntamente com os Conselhos de Cultura e de Patrimônio Cultural, Comitê Municipal de Economia Criativa, SEBRAE e Arranjo Produtivo Local do Audiovisual de Londrina (APL do Audiovisual).

Fonte: N.Com