Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Vila Alma Brasil desenvolve projeto sobre a sua própria história

Vila Alma Brasil desenvolve projeto sobre a sua própria história

quarta, 20 de maio de 2020
Categoria

A iniciativa consiste na publicação de vídeos, através da internet, que retratam o desenvolvimento do espaço e da cultura popular de Londrina

Foto: Divulgação

A Vila Cultural AlmA Brasil, por meio de seu Núcleo de Comunicação Popular, está promovendo, desde a última terça-feira (5), uma série de vídeos e depoimentos que documentam a história do local, fundado em 2004. Intitulado como “AlmA de Herança”, o projeto também traz diversos registros audiovisuais que resgatam produções culturais ocorridas, anteriormente, em Londrina. A iniciativa tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio do Projeto Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Os vídeos serão divulgados durante todas as terças e quintas-feiras, sem previsão de encerramento, através do canal oficial do youtube da Vila Cultural AlmA Brasil. Neste primeiro momento o projeto relembra o documentário “Roda Memória”, de 2009, o qual reúne lembranças e retratos de moradores do bairro Vila Brasil.

Para o próximo mês a ideia é publicar entrevistas de pessoas que foram importantes para o desenvolvimento da AlmA, bem como para o cenário cultural de Londrina. Esta iniciativa levará o nome de “Caminhos da AlmA”.

Foto: Divulgação

“O projeto que estamos desenvolvendo é nada mais do que um resgate da história da Vila Cultural AlmA Brasil. Hoje o espaço possui 16 anos. A ideia é que estes vídeos retratem o surgimento do local. Todos os depoimentos colhidos são de pessoas que contribuíram de alguma forma para o progresso da Vila e atuaram em diversos segmentos da cultura de Londrina”, explicou a produtora cultural da Vila AlmA Brasil, Thaís Hamer.

O projeto ainda aparece na lista de atividades recomendadas pela “Virada Cultural”, que é uma iniciativa desenvolvida pela SMC a fim de divulgar produções artísticas para o público londrinense em tempos de isolamento social, devido à quarentena ocasionada pelo novo coronavírus.

“Neste momento, em que diversos meios de comunicação estão com as atividades direcionadas para as mídias digitais, também queremos aproveitar para oferecer nosso conteúdo às pessoas. O objetivo é que elas conheçam a história da AlmA e de projetos que foram significativos para a cultura popular de Londrina. Além de, claro, ceder um pouco de acolhimento e conforto, no anseio por dias melhores”, destacou Hamer.

Fonte: N.Com