Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Veja 5 opções educativas para presentear as crianças neste Natal

Veja 5 opções educativas para presentear as crianças neste Natal

sexta, 18 de dezembro de 2015
Categoria

Papai Noel, árvores de Natal, panetone e a família reunida aguçam o imaginário das pessoas no final do ano. 

Papai Noel, árvores de Natal, panetone e a família toda reunida: tudo isso (e muito mais) aguça o imaginário das pessoas no final do ano. Para as crianças, a data é ainda mais especial, já que elas costumam receber presentes dos pais e familiares. Mas que tal investir em uma opção diferente que as estimule a aprender algo novo? Confira alguns brinquedos abaixo:

Jogos de memória

Simples e intuitivos, os jogos de memória podem virar brincadeira nas mãos de todas as crianças. Funciona da seguinte forma: o jogador organiza as cartas viradas para baixo e as desvira uma por vez. As cartas são gêmeas, ou seja, se tiver uma com desenho de maçã, certamente terá outra igual, por exemplo. O desafio, portanto, é formar os pares a partir da memorização da posição das cartas.

Para quem quer deixar a brincadeira mais difícil, a dica é optar pelos jogos que, em vez de cartas gêmeas, possuem cartas complementares. Nesse caso, o objetivo é fazer pares com cartas que têm relação entre si, como maçã e banana, que são duas frutas.

Jogos de montar

Os jogos de montar são perfeitos para desenvolver a criatividade e as noções de espaço e de lógica da molecada. Sem perceber, as crianças se envolvem com esse tipo de brinquedo, que as desafia a inventar objetos novos. Outra vantagem dessa brincadeira é que os adultos também podem participar, tornando-se mais um motivo para reunir a família.

Jogos de formar palavras

Para as crianças pequenas que estão na fase de alfabetização, excelentes alternativas são os jogos para formar palavras. Nessa brincadeira, as crianças escolhem algumas sílabas e compõem as palavras que quiserem. Caso o jogo seja físico e não digital, a dica é selecionar apenas algumas sílabas por vez, para que as crianças esgotem a imaginação ao formar palavras com elas.

Video game

Se a ideia é presentear crianças a partir de 8 anos, o video game pode ser uma excelente opção. O que determinará o proveito desse brinquedo serão os jogos, por isso, vale a pena escolher alguns para complementar o console.

O Xbox, por exemplo, possui vários recursos, que ajudam a deixar a brincadeira ainda mais real. Ao optar pelos jogos, prefira aqueles que têm missões e exigem a criação de estratégias. Sem se dar conta, os pequenos estarão desenvolvendo o raciocínio lógico longe das salas de aula enquanto se divertem.

Jogos de tabuleiro

Disponíveis em vários modelos, os jogos de tabuleiro são excelentes para a socialização e até para o estudo. O jogo Perfil, por exemplo, exige que o participante tenha bagagem cultural sobre matérias como História, Geografia, Conhecimentos Gerais e Literatura.

Já no jogo Imagem e Ação, os participantes devem desenhar ou gesticular sobre a carta selecionada. Nessas brincadeiras, não vence quem sabe mais, mas quem está atento ao que acontece e, aos poucos, vai decorando as regras e as informações.