Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Veja 5 dicas de cuidados respiratórios no inverno!

Veja 5 dicas de cuidados respiratórios no inverno!

quarta, 30 de junho de 2021
Categoria

Com a chegada do inverno e o frio mais intenso, vêm também a necessidade de mais cuidados respiratórios. É mais frequente sintomas como tosse, peito com chiado, falta de ar, nariz entupido e coriza, já que o tempo fica mais seco e há maior incidência de doenças respiratórias, desde gripe, resfriado, asma, bronquite, sinusite e faringite. Afinal, com baixa temperatura, baixa umidade e locais mais fechados, há maior proliferação de vírus e bactérias.

“É um tempo que exige mais cuidados das pessoas. Não apenas com agasalhar-se melhor e higienizar-se, mas, sobretudo, pequenos detalhes que ajudam na prevenção”, ressalta Elias Ribeiro, pneumologista e cirurgião torácico. Tanto no consultório particular dele quanto nos principais pronto-atendimentos nos quais atende, o especialista observa um aumento no número de casos ligados ao sistema respiratório. Por isso, ele enumerou cinco principais cuidados que devem ser tomados nessa época do ano.

1- Beba bastante água: o corpo hidratado, principalmente as vias aéreas, consegue criar uma defesa contra vírus e bactérias. Com o frio, as pessoas têm uma tendência de diminuir o consumo. Portanto, pode-se consumir água em forma de chá, por exemplo. Aliás, essa é uma recomendação para qualquer estação do ano. O ideal é que se consuma, no mínimo, dois litros de água por dia.

2- Ambientes arejados: não fique em ambientes fechados com mais de uma pessoa. O ideal é que as janelas estejam abertas, que o ar consiga circular: quartos, salas de aula, ônibus, ambientes laborais, entre outros. Deixe ao menos uma frestinha aberta. E, se estiver muito frio, agasalhe-se melhor.

3- Vacina: assim que for possível, vacine-se contra a gripe. Além de tudo, ela pode ajudar a criar uma defesa importante no caso de infecções por outras doenças. É sempre um reforço maior comprovado cientificamente.

4- Limpeza e higienização: quando mais você puder limpar e hidratar suas vias áreas, melhor. Inclusive com soluções salinas para eliminar microorganismos. Também é preciso adotar hábitos de higienização das mãos com álcool em gel, sempre que você cumprimentar alguém, estiver em ambiente público, etc.

5- Use máscaras de proteção: o uso de máscaras de proteção individual, depois da Covid-19, tornar-se-á um hábito importante no dia a dia das pessoas. É recomendável em ambientes com muita gente junto, quando você estiver com algum resfriado ou alergia. Isso poderá evitar muitas transmissões de doenças respiratórias. Assim como o distanciamento social, que também se tornará um hábito de suma importância em qualquer ambiente.

Divulgação