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Comunicar-se com o seu público-alvo é um dos principais desafios enfrentados pelas marcas de tênis e empresas. Para sair na frente dos concorrentes e penetrar no mercado, marcas como a Nike e a adidas investem muita grana no mercado esportivo e suas modalidades mais populares, como futebol, basquete, futebol americano e atletismo.
A ideia de patrocinar e investir em atletas renomados garante, obviamente, maior visualização da marca e, além disso, ajuda a popularizar o uso de determinado tipo de calçado ou tênis. E isso não é de hoje: os esportistas auxiliam a cativar o público desde a década de 1930.
O jogador Michael Jordan, por exemplo, ajudou a popularizar o uso do tênis Nike masculino Air Jordan. A linha da Nike em parceria com a lenda do basquete vem ganhando cada vez mais força, principalmente em Paris, que abriu em 2016 uma loja exclusiva para a venda dos produtos. Já em 2017, a Air Jordan anunciou uma colaboração com a Federação Francesa de Basquete. Esses dois exemplos fazem parte da história que começou na primeira visita de Jordan a Paris em 1985.
O patrocínio vitalício da Nike em Michael Jordan começou quando Phil Knight havia fundado a Nike e precisava que suas investidas no basquete ganhassem mais força. Para isso, a companhia iria assinar contratos de apoio com treinadores universitários que, em troca, poderiam transformar os jogadores em estrelas da marca. Então, um braço direito de Phil Knight disse que preferia o “garoto da Carolina do Norte”, e aí veio Michael Jordan. O atleta tinha um jogo bastante cativante para jovens atletas e o resto dos espectadores, as crianças sonhavam em ocupar a mesma posição do jogador nas quadras de basquete. Além disso, o sorriso e a simpatia de Jordan sempre foram fatores que colaboraram com o seu sucesso pessoal e com a popularização da Nike.
Outro caso que também influenciou o uso do tênis foi a criação do primeiro modelo da Adidas, que foi oferecido ao corredor Jesse Owens. O tênis foi criado por Adolf Dassler e, a partir dessa investida, o atleta ganhou quatro medalhas de ouro. Assim, a jogada dos fundadores da empresa inaugurou o marketing esportivo, incentivando outras marcas a patrocinar lendas do esporte.
Utilizar atletas de diferentes gêneros ajuda uma marca de tênis a ganhar visibilidade em seu mercado de atuação. Ao ver uma campanha publicitária com um homem negro como protagonista, por exemplo, o público se identifica com a celebridade e também com a marca.
Além disso, o investimento em possíveis talentos do esporte abre incontáveis oportunidades para os atletas que ainda estão no início. Tudo depende de uma grande aposta.
Fonte: Divulgação