Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Usina Cultural prepara segunda etapa de programação on-line

Usina Cultural prepara segunda etapa de programação on-line

quinta, 28 de maio de 2020
Categoria

Objetivo é promover um conteúdo virtual, nas redes sociais do espaço, divulgando entrevistas, oficinas e lives com os grupos residentes do local

Divulgação

A Usina Cultural está produzindo, desde o dia 31 de março, uma programação on-line em suas redes sociais, destinada ao público. Na última quinta-feira (14), foi encerrada a primeira etapa de produção destas atividades, as quais tinham como objetivo apresentar a história do espaço. Na próxima semana, no entanto, será concebida a segunda fase de criação artística do projeto. A ideia é que sejam realizados até dois conteúdos por semana, visando expor entrevistas, oficinas e lives dos 13 grupos de artistas residentes do local. A Usina possui patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).

Todo o material on-line está sendo publicado via Facebook (@usinaculturallondrina), Instagram (@usina_cultural), Youtube (Usina Cultural) e SoundCloud oficial do espaço. O intuito é dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos regularmente na Usina, a qual encontra-se com suas atividades suspensas devido à quarentena ocasionada pelo novo coronavírus.

Na primeira etapa de produção do projeto, a iniciativa contou com diversos conteúdos ao longo da semana. As atividades ainda estão disponíveis para o acesso virtual do público. Dentre as propostas havia a divulgação de curiosidades sobre a história da Usina; informações sobre os grupos de artistas residentes do espaço; além de espetáculos, oficinas e palestras.

De acordo com a produtora administrativa do local, Nathália Diovana, a proposta da programação virtual é que as pessoas consumam cultura mesmo em um período conturbado de isolamento social. “É muito necessário produzir conteúdo. É uma oportunidade até mesmo para quem não consome cultura. A programação on-line é uma forma dos artistas continuarem com as suas atividades, pois esta classe foi a primeira a parar e, provavelmente, será a última a retornar. Com a nossa programação on-line queremos manter as pessoas em casa, fornecendo muito entretenimento”, disse.

A produtora ainda enalteceu a contribuição que diversos espaços culturais de Londrina estão dando para projetos artísticos, ainda que de forma virtual. “Muitas vilas culturais do município, como a Usina, vêm desempenhando um papel fundamental que é dar continuidade nas suas atividades artísticas, mesmo durante uma pandemia. É muito importante que a gente consiga desenvolver alternativas para que seja possível a apreciação cultural do público, uma vez que teatros, shows e oficinas não estão podendo acontecer”, destacou.

Ainda não há previsão para o retorno das atividades presenciais da Usina. O conteúdo on-line, porém, voltará a ser publicado nas redes sociais do local já na próxima semana, sem dias fixos.

Fonte: N.Com