Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Unopar promove ações à comunidade no Dia da Responsabilidade Social

Unopar promove ações à comunidade no Dia da Responsabilidade Social

quarta, 22 de setembro de 2010
Categoria: noticia

Atividades de orientação na área da saúde serão realizadas no Calçadão, que também será palco de eventos culturais.  Outras ações serão promovidas nos campi da Unopar e são abertas para toda a comunidade. Pólos do EaD também participam
A Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) organiza, anualmente, o Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, que já está na 6ª edição. 

Na edição deste ano, o evento será realizado no próximo sábado (25 de setembro), das 9 às 13 horas, envolvendo Instituições de Ensino Superior (IES) particulares de todo o Brasil. A intenção é organizar uma grande mostra de ações resultantes de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão das IES. 

Ações para a comunidade

A Unopar, que já participou das edições anteriores, promove ações nas cidades onde possui campi presenciais ? Londrina, Arapongas e Bandeirantes, e nos pólos do Ensino a Distância (EaD). O evento, aberto a toda comunidade, conta com programas de responsabilidade social envolvendo alunos e professores. 

Em Londrina, o evento será no Calçadão da Avenida Paraná, em frente ao Banco do Brasil. Haverá ações focadas na saúde, como diagnóstico de diabetes e verificação de pressão arterial, além de orientação em várias especialidades (nutrição, saúde bucal, hepatite, HIV, e HPV).

Uma fonoaudióloga aproveita a oportunidade para realizar uma campanha de orientação sobre as consequências de ouvir música alta em tocadores de MP3.  Serão promovidas ainda campanhas de combate ao câncer e de prevenção de quedas para idosos. Acadêmicos do curso de Marketing estarão de plantão no Calçadão para identificar pequenas empresas que necessitam de consultoria para melhorar a lucratividade. 

Mini-cursos e capacitação profissional

O Dia da Responsabilidade Social engloba também atividades paralelas nos campi presenciais da Unopar e em bairros de Londrina. No CCET, docentes de Engenharia Elétrica ministram uma série de oficinas, como o mini-curso de reparos elétricos domésticos. No CCESA, haverá capacitação em informática às entidades de classe e comunidades carentes de Londrina e região, além de curso sobre Planejamento Financeiro Pessoal e Familiar.  

No Jardim União da Vitória e no Jardim Santa Fé, o curso de Direito oferece atendimento gratuito sobre questões que envolvem a necessidade do exercício da cidadania. No Jardim Universidade, o curso de Odontologia promove ações focadas na saúde bucal, e no Jardim Santa Fé, professores do curso de Letras ministram oficinas de redação.
  
Programação Cultural 

O Calçadão será palco de várias atrações no dia da Responsabilidade Social. Os ?caratecas? do Projeto Provida demonstram a prática do Caratê na terceira idade e os atletas do time de handebol da Unopar/ Sercomtel Londrina reforçam a importância do esporte para todas as faixas etárias. As apresentações artísticas ficam por conta das ginastas da Unopar, que praticam a Ginástica Rítmica, e o grupo de Dança, formado por acadêmicos de Educação Física. 

Fonte: Assessoria Unopar

Mais detalhes:

Dia Nacional da Responsabilidade Social Data: 25 de setembro de 2010 Local: Avenida Paraná, em frente ao Banco do Brasil Site: www.unopar.br Contato: 3371-7700