Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Unopar promove ações à comunidade no Dia da Responsabilidade Social Unopar promove ações à comunidade no Dia da Responsabilidade Social

Unopar promove ações à comunidade no Dia da Responsabilidade Social

Wednesday, 22 de September de 2010

Atividades de orientação na área da saúde serão realizadas no Calçadão, que também será palco de eventos culturais.  Outras ações serão promovidas nos campi da Unopar e são abertas para toda a comunidade. Pólos do EaD também participam
A Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) organiza, anualmente, o Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, que já está na 6ª edição. 

Na edição deste ano, o evento será realizado no próximo sábado (25 de setembro), das 9 às 13 horas, envolvendo Instituições de Ensino Superior (IES) particulares de todo o Brasil. A intenção é organizar uma grande mostra de ações resultantes de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão das IES. 

Ações para a comunidade

A Unopar, que já participou das edições anteriores, promove ações nas cidades onde possui campi presenciais ? Londrina, Arapongas e Bandeirantes, e nos pólos do Ensino a Distância (EaD). O evento, aberto a toda comunidade, conta com programas de responsabilidade social envolvendo alunos e professores. 

Em Londrina, o evento será no Calçadão da Avenida Paraná, em frente ao Banco do Brasil. Haverá ações focadas na saúde, como diagnóstico de diabetes e verificação de pressão arterial, além de orientação em várias especialidades (nutrição, saúde bucal, hepatite, HIV, e HPV).

Uma fonoaudióloga aproveita a oportunidade para realizar uma campanha de orientação sobre as consequências de ouvir música alta em tocadores de MP3.  Serão promovidas ainda campanhas de combate ao câncer e de prevenção de quedas para idosos. Acadêmicos do curso de Marketing estarão de plantão no Calçadão para identificar pequenas empresas que necessitam de consultoria para melhorar a lucratividade. 

Mini-cursos e capacitação profissional

O Dia da Responsabilidade Social engloba também atividades paralelas nos campi presenciais da Unopar e em bairros de Londrina. No CCET, docentes de Engenharia Elétrica ministram uma série de oficinas, como o mini-curso de reparos elétricos domésticos. No CCESA, haverá capacitação em informática às entidades de classe e comunidades carentes de Londrina e região, além de curso sobre Planejamento Financeiro Pessoal e Familiar.  

No Jardim União da Vitória e no Jardim Santa Fé, o curso de Direito oferece atendimento gratuito sobre questões que envolvem a necessidade do exercício da cidadania. No Jardim Universidade, o curso de Odontologia promove ações focadas na saúde bucal, e no Jardim Santa Fé, professores do curso de Letras ministram oficinas de redação.
  
Programação Cultural 

O Calçadão será palco de várias atrações no dia da Responsabilidade Social. Os ?caratecas? do Projeto Provida demonstram a prática do Caratê na terceira idade e os atletas do time de handebol da Unopar/ Sercomtel Londrina reforçam a importância do esporte para todas as faixas etárias. As apresentações artísticas ficam por conta das ginastas da Unopar, que praticam a Ginástica Rítmica, e o grupo de Dança, formado por acadêmicos de Educação Física. 

Fonte: Assessoria Unopar

Mais detalhes:

Dia Nacional da Responsabilidade Social Data: 25 de setembro de 2010 Local: Avenida Paraná, em frente ao Banco do Brasil Site: www.unopar.br Contato: 3371-7700