Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Unopar cria Centro Mundial de   Formação de Advogados Ambientalistas Unopar cria Centro Mundial de   Formação de Advogados Ambientalistas

Unopar cria Centro Mundial de Formação de Advogados Ambientalistas

Thursday, 27 de May de 2010

As iniciativas da Unopar na área de defesa do meio ambiente, em especial o projeto de criação e instalação do Centro Mundial de Formação e Capacitação de Advogados Ambientalistas (CMAA), levaram a Liga Mundial de Advogados Ambientalistas (Limaa), do México; a Universidade Paulo Freire, da Nicarágua; e a Rede Universitária de Direito Ambiental (Ruda) a concederem ao chanceler Marco Antonio Laffranchi a Medalha ao Mérito Acadêmico em Defesa da Natureza.

A Medalha será entregue durante a I Reunião de Cúpula Universitária Iberoamericana de Direito Ambiental, que está sendo realizada de 27 a 29 de maio na Universidade Paulo Freire, na capital nicaragüense Manágua. 

O chanceler Marco Antonio Laffranchi será representado pelo Diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Unopar, o professor Cleber Fagundes Ramos. ?A concessão dessa homenagem à Unopar demonstra o reconhecimento, em nível internacional, da preocupação da Universidade com as questões relacionadas ao meio-ambiente?, destaca o professor.

Pesquisa Ambiental

A criação do Centro Mundial de Formação e Capacitação de Advogados Ambientalistas (CMAA) na Unopar é a primeira ação conjunta de convênio com a Liga Mundial de Advogados Ambientalistas (Limaa).

O CCMAA será instalado no Centro de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas da Unopar e funcionará como órgão de apoio da Universidade para promover o desenvolvimento de projetos de pesquisa na área ambiental.

O objetivo é fortalecer a disseminação dos resultados dos trabalhos de pesquisa, criando condições para a implantação de Mestrado e Doutorado na área de Direito Ambiental na Unopar. 

O CMAA promoverá cursos de capacitação por intermédio do Ensino Presencial e do Ensino a Distância, na área ambiental. 

Também serão promovidas palestras, conferências, meses redondas, seminários, fóruns e outras atividades de caráter cultural e social, com a participação de especialistas em temas relacionados ao meio-ambiente e ao direito.

Através do CMAA serão apresentadas propostas de ações visando educar, capacitar, formar e buscar a conscientização das pessoas para que exerçam seu direito a um meio ambiente sadio, uma qualidade de vida adequada e ao acesso à informação.

Serão formadas parcerias com universidades internacionais interessadas em desenvolver, conjuntamente com a Unopar e a Limaa, projetos na área de atuação do CMAA.