Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
#Universitário: Crianças realizam trabalhos com Girassóis no Ano Internacional da Luz

#Universitário: Crianças realizam trabalhos com Girassóis no Ano Internacional da Luz

quinta, 21 de maio de 2015
Categoria

Os alunos plantaram mudas de girassol na Fazendinha do Colégio e acompanharam todo o processo de crescimento da planta

Unesco elegeu 2015 como o Ano Internacional da Luz e o Colégio Universitário de Londrina adotou o tema em suas atividades. Uma delas tem chamado atenção, é o trabalho com girassóis realizado com as crianças de nível III e IV da Educação Infantil (Unikids).

Os alunos plantaram mudas de girassol na Fazendinha do Colégio e acompanharam todo o processo de crescimento, relacionando isso aos estudos multidisciplinares: português, matemática, biologia e artes. 

Os pequenos, por exemplo, tiveram uma aula sobre fotossíntese com os professores de Ensino Médio: Edmara Silvana Joia e Henrique Zotarelli. O objetivo foi aprender sobre o processo que a planta faz para se alimentar, usando a energia do sol, a água e o gás carbônico do ar.

Eles também participaram de uma aula sobre a história de vida do famoso artista Vicent Van Gogh, com a professora de artes do Ensino Médio, Vera Gorini. “é que Van Gogh era apaixonado por girassol e retratava muito isso em suas obras”, explicou a professora.

Durante a conversa, muito descontraída, a professora de artes contou para os pequenos que Van Gogh começou a pintar quando já era moço e que também gostava muito de desenhar ele mesmo, fazer autorretrato. As crianças se mostraram muito curiosas sobre o assunto e fizeram várias perguntas.

“Adorei participar da atividade. Fiquei encantada com a pureza das crianças e a naturalidade com que tratam as coisas. é outro olhar, um olhar inocente”, afirmou Vera Gorini.

Depois do bate-papo, os alunos mostraram para a professora Vera, os desenhos de girassóis que eles fizeram e que estão expostos nas paredes da Educação Infantil.

De acordo com a coordenadora da Unikids, Maria Luiza Kasuya, o trabalho com o girassol segue com outras atividades. “Os alunos também estão levando para casa, por meio de sorteio, um girassol estilizado. Junto com a família, a criança deve pintar, decorar e enfeitar um pedaço desse girassol. Tudo isso está sendo documentado pelos pais num caderno com fotos e textos. Está sendo maravilhoso”, comentou a coordenadora.

E, nesta semana, os alunos estão indo até a Fazendinha do Colégio Universitário, onde estão plantados os girassóis, com o objetivo de pintarem como Van Gogh, usando cavalete. “Cada um vai escolher o girassol que quer pintar. O cavalete será colocado próximo ao girassol e a criança vai olhando e tentando retratar”, disse Maria Luiza.

Fonte: Colégio Universitário

Mais detalhes:

Serviço: Os alunos estarão na Fazendinha fazendo as pinturas nesta quinta-feira (21/05), das 10h30min às 11h30min, e das 14 às 17 horas.