Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Universidades estaduais se destacam em ranking internacional Universidades estaduais se destacam em ranking internacional

Universidades estaduais se destacam em ranking internacional

Thursday, 24 de October de 2019
Categoria:

As Universidades Estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), Oeste do Paraná (Unioeste) e do Centro-Oeste (Unicentro) estão entre as melhores da América Latina e do Brasil, segundo ranking da consultoria britânica QS World Universitty Rankings.

O Regional Rankings Latin America 2020 considerou oito critérios de avaliação: reputação acadêmica, empregabilidade, proporção professor/estudante, qualificação docente, citações por artigo, artigos por instituição, internacionalização e impacto na web.

O ranking avalia apenas instituições que publicaram, no mínimo, 150 artigos na plataforma Scopus, a maior base de dados de resumos e citações – contém mais de 22 mil títulos de 5 mil editores em todo o mundo.

Os rankings da consultoria Quacquarelli Symonds (QS) estão entre as três principais classificações internacionais de universidades mais influentes, juntamente com o Times Higher Education World University Rankings e a Classificação Acadêmica das Universidades Mundiais.

“As avaliações nacionais e internacionais, ao longo de 2019, mostraram que as universidades estaduais do Paraná figuram entre as melhores do mundo no que diz respeito à formação de profissionais, desenvolvimento de pesquisa, parcerias com o setor produtivo e produtos inovadores”, destacou o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.

CLASSIFICAÇÃO – A UEL, UEM e UEPG melhoraram sua classificação em comparação ao ano de 2019. A UEL subiu 16 posições e ocupa a 86ª colocação. Em seguida aparece a UEM que conquistou sete posições e agora está entre as 92 melhores da América Latina. A UEPG, que antes estava em 133ª colocação, está entre as 132 melhores. A Unioeste ficou na 161ª colocação e a Unicentro se manteve entre as 200 melhores.

MELHORES DO BRASIL– As universidades estaduais do Paraná também estão entre as melhores do Brasil. A UEL ficou na 23ª posição, acompanhada da UEM em 25ª, UEPG em 41ª, Unioeste em 52ª e Unicentro em 59ª.

ESTADUAIS – No comparativo com as universidades estaduais brasileiras a UEL, UEM e UEPG aparecem em 5ª, 6ª e 7ª, respectivamente. A Unioeste é a 9ª melhor universidade estadual do Brasil e a Unicentro é a 14ª.

Fonte: Agência Estado