Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Universidade Positivo e Polícia Civil firmam convênio para ampliar atendimento psicológico a policiais

Universidade Positivo e Polícia Civil firmam convênio para ampliar atendimento psicológico a policiais

segunda, 03 de junho de 2019
A Universidade Positivo e a Polícia Civil do Paraná (PCPR) firmaram, na sexta-feira (31), um convênio de cooperação técnico-pedagógica para ampliar o serviço de psicológico aos policiais civis. As atividades iniciais a serem desenvolvidas por professores e alunos serão relacionados à saúde psicológica e a prevenção do suicídio na PCPR. O documento foi assinado, pela manhã na PCPR, pelo delegado-geral Silvio Jacob Rockembach e o reitor José Pio Martins.
O convênio iniciará em duas frentes, sendo uma de prevenção ao suicídio e o outra para melhoria e ampliação do serviço de acompanhamento psicológico já prestado pela PCPR aos servidores. Para atuar nos programas, o corpo docente e discente da academia planeja um diagnóstico geral com o universo de servidores que compõem a PCPR através de um formulário eletrônico.
A proposta é que os dados apresentem condições de mapear os principais problema psicológicos enfrentados pelos servidores. Será possível verificar, por região e tipos de trabalhos desenvolvidos, aqueles que possam acarretar situações mais estressantes à rotina do policial.
O Delegado-geral destaca que o convênio permitirá avançar na oferta de serviços voltados à saúde mental dos servidores e garantirá valorizar a carreira policial. “A Polícia Civil do Paraná tem acima de tudo o dever de cuidar dos seus policiais e essa parceria garantirá sustentação ao servidor visando à prevenção de problemas psicológicos decorrentes do estresse causado pela atividade”, disse Rockembach.
O reitor da Universidade Positivo pontuou a necessidade de unir forças para o enfrentamento de problemas recorrentes da sociedade moderna, como depressão, suicídio, vícios e distúrbios da ansiedade. “São problemas que somente serão combatidos com dois pilares. O primeiro está relacionado com as informações, os dados, e o segundo com as estratégias compartilhadas: sociedade, governo, instituições particulares, sociais e públicas. Precisamos somar esforços e compartilhar estratégias para atacarmos os problemas. Faremos o possível para que esse convênio prospere em favor da sociedade”, complementou Martins.

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece mais de 50 cursos de Graduação presenciais, quatro cursos de Doutorado, sete cursos de Mestrado, mais de 190 programas de Especialização e MBA, sete cursos de idiomas e dezenas de programas de Extensão. A Universidade Positivo conta com três unidades em Curitiba, uma unidade em Londrina (PR), uma unidade em Joinville (SC), além de polos de Educação a Distância (EAD) em mais de 60 cidades espalhadas pelo Brasil. Em 2018, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric.