Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Empresa de curso da UEL oferta consultoria ambiental Empresa de curso da UEL oferta consultoria ambiental

Empresa de curso da UEL oferta consultoria ambiental

Wednesday, 16 de October de 2019
Categoria:

A Empresa Júnior Bioma – Consultoria Ambiental, do curso de Ciências Biológicas do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), oferta diferentes modelos de serviços para a população do município e região. Eles incluem plano de arborização urbana, evento sustentável, plano de gerenciamento de resíduos sólidos (PGRS), educação e consultoria ambientais.

Segundo a equipe da Bioma, a educação ambiental em forma de palestras e aulas práticas é ofertada para três públicos distintos – escolas, condomínios e empresas. Entre os exemplos mais recentes está o projeto de educação ambiental desenvolvido na Fazenda Escola, durante a última edição da ExpoLondrina. Nesta ação, a equipe atendeu uma faixa etária ampla, a partir do trabalho junto a estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico.

Empresa de curso da UEL oferta consultoria ambiental

Foto: Agência Estado

O plano de arborização urbana é outro serviço destinado a três perfis de clientes. É ofertado para pessoas físicas, além de empresas e construtoras. Na área de consultoria ambiental, os objetivos são auxiliar e estimular junto às empresas o respeito pela legislação ambiental, assim como avaliar os possíveis impactos causados por projetos. Só este ano, segundo a Bioma, a meta é realizar oito projetos que resultem em faturamento no valor de R$ 10 mil

A Bioma também organiza eventos, entre eles o 13º Encontro Paranaense de Genética – Tempos Modernos e o 10º Genética nas Férias, em 2016, a 5ª Reunião Brasileira de Citogenética e Citogenética, em 2017. E ainda a organização do 5º Congresso Brasileiro de Educação Sexual, no ano passado.

Também são ofertados cursos e treinamentos com o objetivo de investir na formação profissional dos alunos. Há o curso de Biologia Marinha, voltado apenas para estudantes do curso de Biologia, e o curso de Espeleologia, realizado no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar), direcionado a estudantes do curso de Geografia.

A equipe Bioma oferece ainda treinamentos direcionados aos próprios integrantes, como cursos de Excel, liderança e gerenciamento de tempo, focados na formação profissional.

Segundo a presidente da Bioma, Amanda Moreira Januzzi, o empreendedorismo é outra habilidade desenvolvida na empresa júnior. “O Bioma tem como diferencial incentivar o biólogo empreendedor. É fundamental a visão empreendedora para o profissional que pretende concorrer no mercado”.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL – Amanda explica que a empresa júnior tem papel importante na formação do estudante. “Dentro da Bioma a gente consegue desenvolver habilidades ligadas ao trabalho em equipe, noções de organização e distribuição do tempo, gerenciamento de projetos, além da oportunidade de aplicar na prática os conteúdos ensinados e debatidos em sala de aula.

SELEÇÃO – Após a apresentação da Bioma, durante a Semana de Recepção aos Ingressantes, são abertas as inscrições para o processo seletivo de novos integrantes. O processo é composto por duas fases, considerando também o desempenho do aluno.

Os selecionados fazem uma espécie de trainee, período em que passam por todas as diretorias com o objetivo de aprender mais sobre a Bioma. A efetivação dos novos integrantes só ocorre no ano seguinte, com gestão anual e mandato de janeiro a dezembro.

Fonte: Agência Estado