Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Empresa de curso da UEL oferta consultoria ambiental

Empresa de curso da UEL oferta consultoria ambiental

Wednesday, 16 de October de 2019
Categoria:

A Empresa Júnior Bioma – Consultoria Ambiental, do curso de Ciências Biológicas do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), oferta diferentes modelos de serviços para a população do município e região. Eles incluem plano de arborização urbana, evento sustentável, plano de gerenciamento de resíduos sólidos (PGRS), educação e consultoria ambientais.

Segundo a equipe da Bioma, a educação ambiental em forma de palestras e aulas práticas é ofertada para três públicos distintos – escolas, condomínios e empresas. Entre os exemplos mais recentes está o projeto de educação ambiental desenvolvido na Fazenda Escola, durante a última edição da ExpoLondrina. Nesta ação, a equipe atendeu uma faixa etária ampla, a partir do trabalho junto a estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico.

Empresa de curso da UEL oferta consultoria ambiental

Foto: Agência Estado

O plano de arborização urbana é outro serviço destinado a três perfis de clientes. É ofertado para pessoas físicas, além de empresas e construtoras. Na área de consultoria ambiental, os objetivos são auxiliar e estimular junto às empresas o respeito pela legislação ambiental, assim como avaliar os possíveis impactos causados por projetos. Só este ano, segundo a Bioma, a meta é realizar oito projetos que resultem em faturamento no valor de R$ 10 mil

A Bioma também organiza eventos, entre eles o 13º Encontro Paranaense de Genética – Tempos Modernos e o 10º Genética nas Férias, em 2016, a 5ª Reunião Brasileira de Citogenética e Citogenética, em 2017. E ainda a organização do 5º Congresso Brasileiro de Educação Sexual, no ano passado.

Também são ofertados cursos e treinamentos com o objetivo de investir na formação profissional dos alunos. Há o curso de Biologia Marinha, voltado apenas para estudantes do curso de Biologia, e o curso de Espeleologia, realizado no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar), direcionado a estudantes do curso de Geografia.

A equipe Bioma oferece ainda treinamentos direcionados aos próprios integrantes, como cursos de Excel, liderança e gerenciamento de tempo, focados na formação profissional.

Segundo a presidente da Bioma, Amanda Moreira Januzzi, o empreendedorismo é outra habilidade desenvolvida na empresa júnior. “O Bioma tem como diferencial incentivar o biólogo empreendedor. É fundamental a visão empreendedora para o profissional que pretende concorrer no mercado”.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL – Amanda explica que a empresa júnior tem papel importante na formação do estudante. “Dentro da Bioma a gente consegue desenvolver habilidades ligadas ao trabalho em equipe, noções de organização e distribuição do tempo, gerenciamento de projetos, além da oportunidade de aplicar na prática os conteúdos ensinados e debatidos em sala de aula.

SELEÇÃO – Após a apresentação da Bioma, durante a Semana de Recepção aos Ingressantes, são abertas as inscrições para o processo seletivo de novos integrantes. O processo é composto por duas fases, considerando também o desempenho do aluno.

Os selecionados fazem uma espécie de trainee, período em que passam por todas as diretorias com o objetivo de aprender mais sobre a Bioma. A efetivação dos novos integrantes só ocorre no ano seguinte, com gestão anual e mandato de janeiro a dezembro.

Fonte: Agência Estado