Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
UEL realiza 2º Calçadão da Extensão, no Centro de Londrina UEL realiza 2º Calçadão da Extensão, no Centro de Londrina

UEL realiza 2º Calçadão da Extensão, no Centro de Londrina

Wednesday, 15 de May de 2019

Uma parte dos mais de 300 projetos acadêmicos desenvolvidos por professores, estudantes e servidores da UEL serão demonstrados na próxima quarta-feira (15) durante o 2º Calçadão da Extensão e da Cultura, que será realizado das 10 às 16 horas, em frente ao Cine Teatro Universitário Ouro Verde, localizado no Calçadão, no Centro de Londrina (Rua Maranhão, 85). O objetivo é demonstrar parte das atividades que causam forte impacto na sociedade, relacionadas a serviços, consultorias, pesquisas e atendimentos.

Segundo o reitor da UEL, Sérgio Carvalho, o Calçadão da Extensão pretende deixar claro para o cidadão os projetos desenvolvidos nas diversas áreas de conhecimento. “Cada uma destas iniciativas é uma escola que ensina e que aprende, que impacta e transforma a própria instituição e a sociedade na qual a UEL se insere. Estes projetos inovam, criam novas histórias, novos modos de ensinar e formar os profissionais, ano a ano”, define ele.

Foto: Divulgação

O próprio reitor e o vice-reitor da UEL, professor Décio Sabbatini Barbosa, vão transferir as atividades administrativas do Campus para o Cine Teatro Ouro Verde, na quarta-feira, em que deverão receber lideranças da região, além de professores, pesquisadores e estudantes. O objetivo é aproximar a sociedade da comunidade universitária, evidenciando atividades consideradas de impacto social, econômico e cultural.

As tendas e estandes serão montados no hall do Ouro Verde e no Calçadão para que estudantes e professores possam fazer um corpo a corpo com quem passar pelo local. Serão demonstrados projetos que representam serviços essenciais como o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Emau), que atende a comunidade carente, e o Bom Negócio Paraná, que fomenta noções de empreendedorismo a pequenos empresários. Também serão demonstradas as ações do Núcleo Maria da Penha e do Núcleo de Estudos e Direitos da Criança e Adolescente, que atende respectivamente mulheres em situação de risco e casos de crianças e adolescentes vulneráveis. Todo o atendimento é gratuito.

Também deverão participar do Calçadão órgãos e unidades bastante conhecidos da população, como o Hospital Universitário (HU/UEL), Hospital Veterinário (HV), Clínica Odontológica Universitária (COU), Colégio de Aplicação, Fazenda Escola, Museu Histórico de Londrina, Bebê Clínica, Museu de Ciência e Tecnologia, Casa de Cultura, Clínica Psicológica e o Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos, entre outros.

Impacto social – Segundo a Pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade, Mara Solange Gomes Dellaroza, a importância deste evento está ligada à necessidade da UEL deixar claro o que faz e os resultados obtidos a partir dos projetos. “Queremos mostrar como estamos presentes na vida das pessoas”, esclarece a pró-reitora. Ela define extensão como o conjunto de serviços e atividades que envolvem estudantes, professores e servidores em ações para transformar e para tornar a cidade um local melhor para viver.

Paralelamente aos estandes no centro, serão realizadas apresentações culturais no Restaurante Universitário (RU), no Campus, nos horários do almoço e jantar. Outra ação será a Feirinha da Cidadania, que oferece artesanato, alimentos e hortaliças, que também deverá ser realizada no pátio do RU. As ações buscam movimentar o Campus nos intervalos das aulas.

Fonte: Agência UEL