Cursos de Férias UniFil têm 470 opções de temas; inscrições estão abertas!
Já estão abertas as inscrições para a 18ª edição dos Cursos de Férias UniFil, que...
O carioca Sebastião Carlos dos Santos, o Tião Santos, 33 anos, fechará a programação da XIII Semana de Biologia e da IV Semana de Tecnologia em Gestão Ambiental da UniFil. Ele vai ministrar uma palestra sobre a importância da reciclagem do lixo, nesta quinta-feira (dia 6) a partir das 19h30, no Teatro do Colégio Londrinense.
Tião ganhou destaque por seu trabalho no lixão do Jardim Gramacho, na periferia do município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro e teve sua luta retratada no documentário ?Lixo Extraordinário? (2011), uma coprodução de João Jardim, Karen Harley e Lucy Walker. Catador de lixo, ele e seus companheiros de trabalho no aterro sanitário se transformam em modelos para as obras do artista plástico Vik Muniz, todas feitas utilizando material descartado no lixão.
Tião ganhou visibilidade e virou uma espécie de garoto-propaganda da causa no Brasil, representando o País no Festival de Berlim, na Alemanha. Ele ainda percorreu o tapete vermelho da cerimônia do Oscar 2011, em Los Angeles, como concorrente na categoria de melhor documentário. Tião ainda foi convidado para palestrar em universidades americanas como Harvard e Yale.
Tião é também Coordenador de Logística do movimento Limpa Brasil Let?s do it!, atuando na área da retirada dos resíduos coletados em contato com as cooperativas de catadores de materiais recicláveis em cada cidade.
Para o coordenador do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da UniFil, Tiago Pellini, relatar a experiência do Jardim Gramacho, além de destacar o desafio que é lidar com a gestão dos resíduos gerados pelas cidades, permite que as pessoas entendam a estreita relação existente entre a organização social e a questão ambiental. A palestra é gratuita e aberta ao público.
Fonte: Assessoria de Imprensa Unifil