Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Terminal urbano do Milton Gavetti será reconstruído

Terminal urbano do Milton Gavetti será reconstruído

quarta, 22 de janeiro de 2020

Investimento máximo será de R$ 6,5 milhões; as obras contemplam a expansão e reestruturação completa do espaço

Terminal urbano do Milton Gavetti será reconstruído

Foto: Arquivo

Como parte do processo de adequação ao novo modelo de transporte urbano que está sendo implementado em Londrina, o sistema BHLS (Bus with High Level of Service), a Prefeitura irá promover a reconstrução do terminal de ônibus do Conjunto Milton Gavetti, na região norte. O espaço será totalmente revitalizado para proporcionar mais conforto e segurança aos usuários, otimizando o fluxo interno e o acesso ao local, que fica na Avenida Sylvio Barros, podendo comportar veículos do SuperBus.

Este é o segundo terminal que será reconstruído na região norte de Londrina, dentro do projeto. Atualmente, passa por obra de reconstrução a unidade do Vivi Xavier.

Com investimento máximo estipulado em R$ 6,5 milhões, aproximadamente, a obra do Milton Gavetti está em fase de licitação. O recebimento e abertura dos envelopes das empresas interessadas irão ocorrer nesta quarta-feira (22), a partir das 13h, na Diretoria de Gestão de Licitações e Contratos (DGLC), que fica na sede da Prefeitura.

Terminal urbano do Milton Gavetti será reconstruído

Foto: Arquivo

Os serviços contemplam a expansão da área do terminal, reposicionamento de corredores, melhorias estruturais diversas e aumento em 50% da capacidade de veículos atual, que passará a ser de 12 ônibus, incorporando plataformas para três automóveis articulados de grande porte. Após a contratação da empresa e assinatura da ordem de serviço, o prazo de execução será de 330 dias. O projeto arquitetônico foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) e as atividades serão fiscalizadas pela Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP).

De acordo com a gerente de Projetos Urbanísticos e Edificações do IPPUL, Amanda Salvioni, por conta da necessidade de readequação estrutural o novo terminal do Milton Gavetti triplicará de tamanho, passando de 820 m² para 2.500 m² de área construída. “Será criada uma plataforma principal e uma outra lateral para a passagem dos veículos, equipadas para a melhor acomodação dos passageiros. O novo pavimento, feito em concreto, será mais resistente e sólido para comportar os ônibus, em substituição ao atual piso de asfalto normal”, informou.

Uma grande cobertura com isolamento termoacústico vai oferecer ventilação mais apropriada e proteção aos passageiros contra insolação e chuvas. Também serão substituídos todo o cercamento e gradil do espaço.

A gerente frisou que mais segurança e acessibilidade estão garantidos aos usuários do terminal após a conclusão das obras. “Toda a parte interna será renovada com banheiros acessíveis, área de fraldário, rampas de acesso, piso tátil, novos bancos e corrimões, paraciclos, iluminação, dentre outras melhorias. E as condições de acesso ao local serão aprimoradas com algumas intervenções viárias, incluindo adaptações de pista e de travessia com faixas elevadas, que facilitarão a chegada de quem vem do sentido bairros a norte ou a sul do terminal”, disse.

O projeto ainda prevê a criação de uma ciclovia ao longo do trecho ocupado pelo terminal, que terá continuidade pela Avenida Sylvio Barros. Além disso, a praça vizinha ao local passará por revitalização, recebendo novas calçadas.

Além dos terminais urbanos dos bairros Vivi Xavier e Milton Gavetti, na sequência a Prefeitura irá reconstruir o terminal do Ouro Verde, também localizado na área norte de Londrina.

Fonte: Renan Oliveira/N.Com