Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Terminal do Vivi Xavier em fase de reconstrução

Terminal do Vivi Xavier em fase de reconstrução

terça, 02 de julho de 2019

Quem passa pela região norte de Londrina já observa a movimentação dos serviços da obra de revitalização do Terminal Vivi Xavier, que está sendo reconstruído do zero pela Prefeitura. A etapa inicial dos trabalhos começou há cerca de uma semana neste espaço, onde, no momento, ocorre a demolição de muros, intervenções no calçamento e a preparação do solo. O novo terminal será entregue à população em 2020, na mesma área do ponto atual, localizado na Avenida Saul Elkind entre as ruas Joubert de Carvalho e Argemiro Margonar.

A nova estrutura será mais moderna, ampla, acessível e adequada para atender os mais de 20 mil passageiros que circulam pelo espaço diariamente. Atualmente, 25 linhas do transporte coletivo operam neste local. A área total será aumentada em mais de 1.500 m², passando dos atuais 1.275 m² para 2.951m². Para promover a construção do terminal, a Prefeitura de Londrina investirá um montante de R$ 5 milhões e 500 mil na obra, com recursos provenientes do governo federal. O prazo de execução é de 11 meses.

Terminal do Vivi Xavier em fase de reconstrução

Foto: Vivian Honorato

Com as obras, o terminal também passará a contar com mais plataformas para facilitar o fluxo de veículos. Os ônibus poderão trafegar na parte central e nas laterais do terminal, sendo que, além do trânsito dos veículos convencionais, um dos corredores será adequado para receber os automóveis do SuperBus.

Haverá mudanças e melhorias nas áreas interna e externa, para proporcionar mais conforto aos usuários. Após construída, a nova sede terá área coberta maior em relação ao telhado que será demolido no decorrer das obras, novo piso, estrutura hidráulica e elétrica, adequações para acessibilidade, salas administrativas, sanitários, fraldário, bicicletário e paraciclos.

Construído no início da década de 1990, o Terminal Vivi Xavier nunca passou por uma reforma significativa enquanto esteve funcionando. “A intenção é aprimorar a funcionalidade do terminal e trazer condições mais confortáveis e seguras a todos que utilizam o transporte coletivo neste lugar. Será um terminal maior, mais acessível e moderno”, frisou o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa.

Os serviços no local abrangerão, ainda, adequações na Avenida Saul Elkind e alterações nos pontos de acesso e saída de veículos, com novas baias de conversão. A execução dos serviços está sendo feita pela Salver Construtora, de Ituporanga (SC), contratada por processo licitatório.

Terminal Provisório – O Terminal Vivi Xavier foi desativado para o início das obras de reconstrução no dia 23 de junho, data em que começou a funcionar um terminal provisório, instalado bem próximo, na Avenida Saul Elkind, entre as ruas Lindalva Basseto e Salim Sahão sentido Ibiporã. Montado pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), o espaço temporário conta com cobertura e bancos para acomodar os passageiros, banheiros feminino e masculino, e bilheteria.

A CMTU instalou placas indicando os roteiros para os motoristas e as mudanças no trânsito podem ser conferidas neste link. O órgão ainda sinalizou as proximidades do Terminal Provisório e para garantir a segurança e a fluidez do trânsito, bem como implantou o sistema binário entre as ruas Claudenice Neves e Lindalva Silva Basseto.

Fonte: Prefeitura de Londrina