Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Teares Alegria

Teares Alegria

terça, 01 de junho de 2010
Categoria: noticia

Um grupo de mulheres do Distrito do Espírito Santo, zona rural de Londrina, está produzindo moda a partir da confecção de diversos acessórios em teares. Elas integram o Projeto Teares Alegria, que desenvolve oficinas de artesanato para crianças e adultos. A atividade garante uma fonte de renda extra para as mulheres. 

Utilizando técnicas milenares, as integrantes do grupo produzem cachecóis, xales, bolsas, bijuterias. Além dos itens de moda, as artesãs confeccionam nos teares utensílios domésticos, como cortinas, tapetes, jogos americanos, porta-panelas, entre outros acessórios. Os produtos são feitos em diferentes tipos de teares, como o de pente liço, o de faixas, o de miçangas, e o de pregos, estes das mais diversas formas e tamanhos.

Projeto Teares da Alegria

O projeto Teares Alegria tem um trabalho de pesquisa de materiais que podem ser utilizados na confecção de seus produtos. Fios e linhas industrializados dividem espaço com fibras naturais, como sisal, bananeira, taboa e bambu. Outro diferencial da produção do grupo é o uso de pigmentos naturais para tingir os fios.  

?Aprendemos, em oficinas realizadas pelo projeto, a extrair fibras das plantas, bem como os pigmentos empregados na coloração?, comenta a coordenadora do Teares Alegria, Maria Amélia Melo.  Ela diz que o grupo utiliza folhas, frutos, flores, raízes e cascas como, por exemplo, urucum, casca de cebola, citronela, açafrão, amora e calêndula, para dar cor ao material empregado nas confecções. 

Desenvolvido dentro da Associação Cometa Alegria, o Projeto Teares Alegria é divido em duas frentes. Em uma delas, o projeto desenvolve a atividades educacionais por meio do ensino de técnicas de artesanato e de dança para crianças do Distrito do Espírito Santo. O projeto, que conta com recursos do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina), é desenvolvido no contra-turno, com crianças e adolescentes de 4ª a 8ª série do Ensino Fundamental das duas localidades. 

Na outra frente, está o grupo de geração de renda que reúne as 18 mulheres do Distrito do Espírito Santo.  As atividades acontecem na casa-sede do projeto, que conta com o patrocínio da Eletrosul, por meio do Programa de Apoio a Projetos Sociais. Com esta parceria, o Cometa Alegria inaugurou uma biblioteca comunitária, iniciou atividades de ginástica para as mulheres, oficina de marcenaria artesanal, além de infra-estrutura com computador, loja e manutenção de pessoal.

A sede do projeto fica na Rodovia Mábio Palhano, s/n – Aviação Velha
Distrito do Espírito Santo – Londrina

Fones: 3321-6092 e 9992-3124