Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Starturps de Londrina estão entre as finalistas do Like a Boss 1Up Starturps de Londrina estão entre as finalistas do Like a Boss 1Up

Starturps de Londrina estão entre as finalistas do Like a Boss 1Up

Wednesday, 27 de January de 2016

 Competição promovida pelo Sebrae Nacional visa a sustentabilidade em empresas digitais iniciantes ou já estabelecidas

 Adfácil, Insoccer e Yuze, estão entre as 48 startups brasileiras classificadas para concorrer à etapa final do Like a Boss 1 Up, em São Paulo, que acontece de 27 a 30 de janeiro, durante a Campus Party. A competição faz parte de uma estratégia do Sebrae Nacional para capacitar empreendedores e contribuir para a sustentabilidade de negócios digitais no país.

Participam da iniciativa os empreendedores que já estão inscritos em algum projeto de startup promovido pelo Sebrae em 24 estados brasileiros. Paraná, São Paulo e Pernambuco se destacaram na competição, com mais de duas startups selecionadas. Seis empresas paranaenses foram classificadas para apresentar seu modelo de negócio na Campus Party,  sendo que a Adfácil, a Insoccer e a Yuze são de Londrina.

Em cada fase da competição as empresas cumprem tarefas presenciais e, em ambientes virtuais. O Sebrae analisa a equipe que compõe o negócio e a função dos seus integrantes, o faturamento, a visão de futuro, o potencial de mercado, entre outros aspectos. As melhores empresas, que estão classificadas para a etapa presencial em São Paulo, vão se apresentar para uma banca de investidores.

O coordenador do Sebrae Nacional de Startups,  Marcio Marques Brito, explica que a plataforma da competição contribui com a formação de um banco de dados sobre as startups brasileiras. “Durante as seis etapas da competição, conseguimos reunir informações importantes, como diagnóstico de maturidade e potencial de internacionalização dessas empresas, por exemplo”, relata Brito.

Ele acrescenta que, em contrapartida, as empresas participantes e classificadas, terão a oportunidade de divulgar seu negócio durante um dos maiores eventos do setor. “O evento é um lugar propício para fazer novos negócios. Convidamos para a banca do Like a Boss 1 Up os principais agentes de empreendedorismo do Brasil”, enfatiza.

Para o consultor do Sebrae/PR em Londrina, Fabrício Bianchi, que coordena o trabalho junto às startups na regional norte do Paraná, a competição consolida o Estado como uma referência nessa área. “Começamos a trabalhar nessa linha estratégica apenas em 2014 e conseguimos classificar seis empresas na competição, quando a média da maioria dos estados é duas startups”, argumenta.

Ele ressalta ainda que, no cenário paranaense, Londrina também é um destaque. Dentre as 16 empresas londrinenses que cumpriram as seis etapas da competição, 20% estão classificadas para a etapa nacional. “Somamos 50% das empresas classificadas, o que comprova a efetividade do nosso trabalho. Em pouco tempo, alcançamos resultados surpreendentes. Isso é motivo de orgulho para nós e reflete nossa preocupação em transformar projetos de startups em negócios inovadores efetivos”, afirma Bianchi.

Expectativa

Segundo Roberto Rocha, da AdFácil, especializada em campanhas online nos principais canais disponíveis na internet (Google, Facebook, YouTube, Twitter, Blogs, LinkedIn ou Bing), estar entre as principais startups do Brasil, numa das competições mais importantes do País, é incrível. “é uma oportunidade para melhorar ainda mais a concepção do negócio. Nossa expectativa é chegar no round final e ficar entra as 14 startups escolhidas para apresentar o projeto no palco do evento”, diz Rocha.

A Startup londrinense Yuze, que oferece utensílios de cozinha em cerâmica com alto benefício e design, aliando estética e funcionalidade, também chamou a atenção da comissão julgadora do Like a Boss 1 Up. A startup é uma spin-off (termo utilizado para designar o processo de cisão entre empresas e o surgimento de uma nova empresa) da Angelus Ciência e Tecnologia, também de Londrina, e nasceu dentro da incubadora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), em 2012.

Com 16 produtos no mercado, entre moedores, abridores, afiadores e facas, com um faturamento de aproximadamente R$ 1,6 milhão em 2015, a Yuze soma mais de 1.300 clientes distribuídos em 23 estados e se preparara para, em 2016, atravessar as fronteiras do Brasil.

Para o engenheiro mecânico Guilherme Eiras, que comanda a empresa, a participação no Like a Boss 1 Up fortalece ainda mais o conceito do negócio. “Todos os eventos que são promovidos pelo Sebrae contribuem para melhorar nosso desempenho. Além disso, ficar no radar das startups, com um conceito novo e ser considerada uma empresa inovadora, é um reconhecimento importante. Estamos muito contentes”, salienta Eiras.

A Insoccer, é o terceiro time londrinense convocado para a final. Trata-se de um aplicativo prático que ajuda os brasileiros a realizarem um dos programas que mais gostam: jogar futebol. Com o aplicativo, fica mais fácil formar times, marcar jogos e escolher os lugares para as partidas.

Na opinião de Renan Hernandes Akaishi, que fundou a Insoccer, a expectativa para a final da competição é muito boa. “Só de passar por mais de 200 empresas e se classificar entre as 48 é gratificante. Mostra que estamos no caminho certo. Nosso objetivo é ser reconhecido no Brasil e no mundo”, finaliza.

Fonte: Divulgação

Mais detalhes:

Sobre o Sebrae/PR O Sebrae/PR ? Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é, para quem já é ou quer ser empresário, a melhor opção para obter informação e conhecimento. Criado na década de 1970, o Sebrae é a instituição que mais entende de pequenos negócios, no campo e na cidade, e possui a maior rede de atendimento do País. No Paraná, conta com 6 regionais e 13 escritórios. A instituição chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas, soluções com foco em ambiente de negócios; educação empreendedora; empreendedorismo e gestão; empresas de alto potencial e potencialização; liderança; e startups.