Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

Sotaque caipira nesta quarta no FML

quarta, 20 de julho de 2011
Categoria: noticia

A sonoridade rural tomará conta do saguão do Teatro Ouro Verde com a apresentação da Orquestra Londrinense São Domingos de Sávio de Viola Caipira nesta quarta-feira (dia 20), às 19h30, dentro da programação artística do 31º Festival de Música de Londrina. 

No repertório, clássicos da música de raiz como ?Chico Mineiro? (Tonico ? Francisco Ribeiro), ?Menino da Porteira? (Teddy Vieira – Luizinho), Coro de Boi (Teddy Vieira – Palmeira) ?Cuitelinho? (canção folclórica recolhida por Paulo Vanzolini – Antônio Xandó), entre outras peças. 

?Todo mundo tem um pé na roça. Na apresentação, as pessoas poderão relembrar boas modas de viola ouvidas quando eram crianças ou pelos pais e avôs?, avisa o maestro Edson Murari Lima, que fez uma versão para viola caipira de ?Grandioso és Tu?, hino sacro sueco. 

Composta por 50 integrantes, a Orquestra Londrinense São Domingos Sávio de Viola Caipira completou um ano de existência em maio. A corporação é mantida pelo Instituto de Desenvolvimento de Saúde e Ecologia (Indese), entidade da Associação Médica de Londrina. 

Os músicos se reúnem todas as sextas-feiras no Sest Senat, das 19 às 22 horas. ?Nosso objetivo principal é resgatar e popularizar a viola caipira?, ressalta o regente. ?Ainda há muito preconceito em relação ao instrumento por falta de informação. Um dos caminhos para reverter essa situação é inserir crianças e jovens no nosso grupo?, complementa.

Segundo ele, para participar da orquestra, fundada pelo administrador de empresa João Batista Gomes Simão, na capela São Domingos Sávio, em Londrina, basta um requisito básico: paixão pela música de raiz. ?Pode participar quem quiser, pois temos músicos de longa estrada e também iniciantes?, salienta Edson Lima. 

Fonte: Assessoria FML

Mais detalhes:

Espetáculo: Orquestra de Viola Caipira Local: Saguão do Ouro Verde Dia: 20 de julho ? quarta-feira Horário: 19h30 Ingressos: R$15,00 e R$7,50