Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Sonora Brasil traz Quarteto de Brasília

Sonora Brasil traz Quarteto de Brasília

quinta, 01 de julho de 2010
Categoria: noticia

O projeto Sonora Brasil ? Formação de Ouvintes Musicais traz ao Sesc Londrina, o Quarteto de Brasília, no dia 2 de julho às 20h. Em sua 13ª edição, o Sonora Brasil traz como tema a Música Brasileira do Século XX, com a Obra de Cláudio Santoro e Guerra Peixe. Esta é uma realização do Sesc, integrante do Sistema Fecomércio Sesc Senac. A entrada é franca. 

O Sonora Brasil é um projeto temático com o objetivo de desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. Busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical. A iniciativa promove apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes. 

Em quatro etapas o projeto apresenta quatro formações distintas que apresentarão a obra dos dois compositores em programas buscando mostrar a evolução de suas obras, ao valorizar elementos da música genuinamente brasileira. Representando três estados do Brasil e o Distrito Federal, o Quarteto de Brasília (DF), o Quinteto Latino-Americano de Sopros (PB), o Quinteto Leão do Norte (PE) e o Conjunto GYN Câmera (GO), realizarão os concertos em mais de 90 cidades do país. No Paraná, nesta primeira etapa, o Quarteto de Brasília percorrerá as cidades de Curitiba, Paranaguá, Ponta Grossa, Guarapuava, Pato Branco, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Cascavel, Maringá e Londrina. 


Circulação Musical

O Sonora Brasil se consolida como o maior projeto de circulação musical do Brasil. Em 2010, apresenta 340 concertos, a maioria em cidades distantes dos grandes centros urbanos. A ação possibilita às populações o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira, e contribui de forma significativa para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc com vistas à formação de plateia. Para os músicos, propicia uma experiência ímpar, colocando-os em condição privilegiada para a difusão de seus trabalhos e o consequente estímulo a suas carreiras. 

Quarteto de Brasília 

Criado em 1986, o grupo é considerado um dos mais importantes do Brasil nesta formação e tem como característica a ênfase no repertório de compositores brasileiros. Em sua trajetória de quase 25 anos já se apresentou em vários estados do Brasil e em países das Américas, Europa e Ásia. Seus quatro integrantes participam ativamente do movimento musical de Brasília, tanto como músicos quanto como professores dos principais centros de formação musical, e todos, em maior ou menor grau, conviveram profissionalmente com Santoro e Guerra-Peixe, o que os tornam parte desta história. 

A Obra de Cláudio Santoro e Guerra Peixe 

Esses dois compositores cumpriram importante papel na estruturação das bases da música erudita contemporânea no Brasil a partir da relação que mantiveram com o Movimento Música Viva, que a partir de 1939 movimentou a cena musical do país sob a liderança de H. J. Koellreutter, com o objetivo de estudar e difundir o dodecafonismo (sistema de composição atonal, composto de 12 sons), técnica de composição que naquela época representava a vanguarda musical na Europa. 

Veja mais: Sonora Brasil

Mais detalhes:

Quarteto de Brasília Dia: 2 de julho Horário: 20h Local: Sala de Espetáculos do Sesc Londrina Ingresso: Entrada Gratuita. Retire os convites na unidade de serviço do Sesc Londrina Mais informações: (43) 3378-7800