Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Sonkey: O ressurgimento do vinil

Sonkey: O ressurgimento do vinil

quarta, 14 de outubro de 2015
Categoria: noticia

Antigamente o jeito de ouvir música era muito diferente do atual, não existia Itunes, nem Spotify e muito menos Youtube. Surgido na década de 1940, o Vinil ou Long Play (LP) participou intensamente do cotidiano de muitas pessoas. E levou músicos a serem reconhecidos nacionalmente e internacionalmente.

O gerente da Sonkey, Luis Fernando Bassetto, explica que a grande sacada do vinil sempre foi os encartes, as letras e os posters. “Ele oferecia um algo a mais que o cd e depois as lojas virtuais não oferecem. As pessoas tinham o hábito de parar tudo para ouvir um vinil e ver as letras.”

Em meados de 2010, a procura pelo Vinil ressurgiu, cresceu e de acordo com Bassetto está com o mercado super aquecido. Isso tem incentivado a criação de lojas formais e informais, além do surgimento de microempreendedores que estão em busca da procura e venda de LP’s. Com isso, mensalmente são realizadas diversas feiras onde podem ser encontrados os produtos à venda.

Atualmente o Brasil possui apenas uma gravadora de vinil, que é a única de toda América Latina, a Polysom. Músicos do meio underground nunca pararam de produzir o vinil, contudo, o sucesso disparou quando artistas como Pitty, Cachorro Grande, Luan Santana, Maria Gadú e grandes nomes internacionais como U2, Coldplay, Metallica e Foo Fighters lançaram seus últimos cds em vinil.

A Sonkey oferece uma diversidade em acessórios, caixas de som, fones de ouvido e toca discos.

Texto: Manoela Munhoz/ Portal Londrinatur