Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Sete de Setembro: desfile contará com 5 mil pessoas em Londrina

Sete de Setembro: desfile contará com 5 mil pessoas em Londrina

terça, 06 de setembro de 2022
Categoria


Expectativa é que cerca de 10 mil municípes assistam às comemorações; CMTU divulgou rotas alternativas para chegar até o local, que fica na Avenida Leste-Oeste

Nesta quarta-feira (7), a Prefeitura de Londrina vai comemorar os 200 anos da Independência do Brasil com a realização do tradicional Desfile de Sete de Setembro. O evento acontecerá das 9h às 11h30, na Avenida Arcebispo Dom Geraldo Fernandes (Leste-Oeste), no trecho compreendido entre a Rua São Luiz e a Rua Mossoró. Entre participantes e espectadores, são esperadas cerca de 15 mil pessoas durante o Desfile Cívico-Militar.

Ao todo, se inscreveram para desfilar 5 mil pessoas de mais de 40 entidades, entre estudantes de escolas públicas e privadas, da APAE e do ILECE; grupo de escoteiros; representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs); das forças de segurança (Polícia Militar, Guarda Municipal, Exército do Brasil, Tiro de Guerra, Corpo Bombeiros do Paraná), atletas e outros. A expectativa é que aproximadamente 10 mil pessoas assistam ao desfile. “Esperamos que seja um desfile tranquilo, em que possamos celebrar a festa da democracia comemorando o bicentenário da Independência do Brasil, uma data tão significativa para nós, brasileiros”, disse a organizadora do desfile na Secretaria Municipal de Educação, Andreia Militão.

Bloqueio do trânsito – Para organizar tudo, a partir das 7h do feriado, será impedido o trânsito de veículos de diversas ruas que dão acesso à Avenida Leste-Oeste. Assim, os motoristas precisam redobrar a atenção para a interdição do trânsito, nos dois sentidos, da Avenida Leste-Oeste, entre a Avenida Rio Branco até a Rua Guaporé. Em cada ponto bloqueado, haverá um policial militar, um guarda municipal ou um profissional da Secretaria Municipal de Educação auxiliando. Segundo a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), o bloqueio deverá se estender até as 13h. Portanto, para chegar ao local do desfile, a população deverá buscar rotas secundárias.

Para quem vem da região sul ou oeste, a partir da Avenida Tiradentes, o trânsito estará fechado no cruzamento com a Rio Branco, em razão das obras de construção do viaduto no cruzamento com a Avenida Leste-Oeste. Assim, a opção é acessar a Rua Quintino Bocaiúva e, em seguida, tomar vias como a Recife, Natal, São Luís e Mossoró.

Para quem parte da zona norte, a alternativa é vir pela Avenida Rio Branco, converter à esquerda na Rua Araguaia e, então, chegar à Avenida Leste-Oeste usando as ruas Cabo Verde, Ivaí, Xingu, Oiapoque, Amapá ou São Salvador. Para quem sai da região leste, um dos percursos possíveis é seguir pela Avenida Leste-Oeste até as proximidades do Terminal Urbano Central, virar à direita na Rua Bahia e, na sequência, entrar à esquerda nas ruas São Salvador e Amapá.

Outras alterações no trânsito – Às 10h, agentes da CMTU farão o acompanhamento e monitoramento de uma mobilização de motocicletas, organizada por munícipes, que sairá do Centro Cívico e irá até o Parque Ney Braga. Durante o trajeto, serão bloqueadas e liberadas diversas vias, sucessivamente, incluindo as avenidas Duque de Caxias, Juscelino Kubitschek e Tiradentes.

Devido a outra manifestação organizada por movimentos cívicos, que terá início a partir das 14h, na rotatória entre as avenidas Juscelino Kubitscheck (JK) e Higienópolis, indo até o Calçadão, as vias que dão acesso à Avenida Higienópolis serão momentaneamente fechadas. Entre elas, estão as ruas Sergipe, Paranaguá, São Francisco de Assis, Pernambuco, Gomes Carneiro e Montese.

Além da CMTU, também a Guarda Municipal (GM), Polícia Militar (PM) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) estarão em atividade no Dia da Independência, com o objetivo de promover a ordem e a segurança pública.

Fonte: NCom