Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Sesc Encena apresenta In Concertina com o Palhaço Ritalino

Sesc Encena apresenta In Concertina com o Palhaço Ritalino

quarta, 21 de junho de 2017
Categoria: noticia

Bate-papo será após as apresentações

Composta por mais de meio milhão de habitantes, Londrina já foi palco de inúmeras produções artísticas que levaram a cidade ao reconhecimento nacional e até mesmo internacional por sua efervescência cultural. Artistas do mundo todo já passaram pela Capital Mundial do Café em seus festivais, mostras e encontros. O antigo projeto LONDRINA EM CENA agora se tornou o SESC ENCENA. O projeto parte para sua terceira edição e se consolida na cidade como uma grande ação de fomento às produções locais, no que diz respeito às criações em Artes Cênicas. Esta iniciativa surge com o objetivo de valorizar a criação de grupos teatrais cujos trabalhos se destacam por suas singularidades e sólidas pesquisas. Além de contribuir significativamente para o processo de formação de público e ampliação do repertório cultural da comunidade londrinense como um todo.

Em 2017 o projeto começará sua programação em maio e seguirá até dezembro, promovendo apresentações de espetáculos para o público de todas as idades, como também ações formativas na forma de debates e oficinas.

Sesc Encena apresenta In Concertina com o Palhaço Ritalino - LondrinaTur

IN CONCERTINA | Palhaço Ritalino (Londrina/PR)

24/06 às 20h | 25/06 às 19h | *haverá bate-papo após as apresentações.

No espetáculo, o Palhaço Ritalino, munido de sua concertina musical realizará um concerto. Como as coisas não saem como o esperado, Ritalino inicia uma saga para vencer os obstáculos que surgem. O palhaço vive uma batalha que envolve partituras e bombas, melodia e marreta, o trágico e o cômico. Mesmo com a aparente falta de sorte, o palhaço realiza um concerto emocionante, levando a plateia o riso e ao onírico. In Concertina trata da metamorfose… do efêmero. Daquilo que é extremamente delicado, mas que antagonicamente traz uma força extraordinária. E como tudo no mundo e na vida, finda… Talvez, mais cedo do que gostaríamos de imaginar.

Ficha Técnica

Criação e atuação: Tiago Marques; 

Direção: Ricardo Puccetti

Roteiro: Tiago Marques e Ricardo Puccetti

Direção Musical: Tonho Costa

Operação de Som e Luz: JeffinhoOliveira

Adereços: Vanessa Yamamoto e Tiago Marques

Costura: Rosimeire Teixeira

Registro fotográfico: ThaianeAthanásio

Produção: Vanessa Yamamoto

Consultoria de Produção: Daniele Sampaio | SIM! Cultura

Duração: 45 minutos

Classificação etária: Livre

Sesc Encena apresenta In Concertina com o Palhaço Ritalino - LondrinaTur

Oficina PALHAÇO, O POETA DA CENA

25/06 – das 14h às 17h

Curso prático voltado a atores e estudantes de teatro, com idade mínima de 16 anos. A oficina trabalha com alguns elementos fundamentais da arte do palhaço, como a relação com o público, a

comicidade do corpo, o tempo cômico, a “palhaçaria clássica” e o lúdico. Desta forma cada participante poderá “experimentar” o palhaço, que é particular e individual, iniciando uma vivência

pessoal de como transformar a dramaturgia da vida em risada!

O Grupo

Tiago Marques é graduado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Sua formação traz alguns anos de pesquisa aliados à formação acadêmica, com incursões em oficinas, treinamentos, workshops e saídas de rua. Assim, alguns de seus números vão nascendo e se moldando à medida que têm seu encontro com o público.Além de seu trabalho solo, realiza parcerias com outros artistas e grupos. Atua também com o grupo Plantão Sorriso (que realiza visita aos hospitais de Londrina) e é palhaço convidado na Troupe Tangará.

Marques, que dá vida ao PALHAÇO RITALINO, pesquisa o cômico desde 2009. Em repertório tem o espetáculo O MELHOR SHOW DO MUNDO… Na minha opinião, cuja estreia foi em 2013. Tiago Marques acaba de estrear seu novo espetáculo IN CONCERTINA, com direção de Ricardo Puccetti do Lume Teatro (Campinas/SP).

Fonte: Divulgação