Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
SESC Cadeião recebe inauguração de mostra fotográfica no sábado (7) SESC Cadeião recebe inauguração de mostra fotográfica no sábado (7)

SESC Cadeião recebe inauguração de mostra fotográfica no sábado (7)

Thursday, 05 de March de 2020

O projeto contempla fotografias de alunos, de 5 a 17 anos, no ambiente escolar

SESC Cadeião recebe inauguração de mostra fotográfica no sábado (7)

Foto: Mel Yanes/Divulgação

O SESC Cadeião irá receber, a partir do próximo sábado (7), às 19h, a exposição itinerante “Nós”, produzida pela fotógrafa londrinense, Mel Yanes. Com previsão para permanecer no local até o dia 2 de maio, a mostra reúne cerca de 150 imagens, as quais revelam o universo de crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos, no ambiente escolar. “Nós” possui patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).

Interessados em contemplar a mostra podem comparecer gratuitamente ao SESC, de terça a sexta-feira, das 9h às 21h, ou de sábado e domingo, das 10h às 18h. As obras ocuparão todas as instalações do espaço cultural (galeria principal, corredores inferior e superior e mezanino).O Sesc fica localizado na Rua Sergipe, nº 52, no centro. O local também contará com um espaço lúdico, onde os visitantes poderão criar suas próprias artes (desenhos, pinturas, gravuras, entre outros) com intuito de exibi-las em um espaço apropriado, integrando a exposição.

O projeto – O trabalho, que teve início em 2019, busca evidenciar os sorrisos e a beleza natural dos alunos retratados pela artista. De acordo com Mel, a exposição é subdividida em três vertentes essenciais. “A primeira vertente é a união. A mensagem que quero transmitir nesta perspectiva é que quando se une as pontas de duas cordas, criando um nó, esta corda fica maior e mais forte. A mesma coisa acontece com as pessoas na sociedade. Já a segunda linha do projeto procura valorizar a beleza natural dos alunos retratados. Infelizmente, devido à criação de estereótipos de beleza no mundo atual, a espontaneidade e os sorrisos vêm sendo deixados de lado. Por fim, a terceira vertente diz respeito à inserção das crianças no mundo da cultura. Muitos não entendem que galerias e espaços culturais são locais livres que engradecem a educação. Isto precisa ser mudado”, disse.

Esta é a primeira vez em que a exposição será exibida ao público. As crianças fotografadas pertencem ao Centro de Educação Infantil Marina Sabóia, ao Instituto União para a Vitória, ao Serviço de Convivência da Escola de Circo da Região Sul e à Escola de Circo Aero Circo de Londrina. No dia da inauguração da exposição (7) haverá, ainda, apresentações musicais de taiko, do Grupo Yoakedaiko, e de violino, do Grupo Stella Versos.

Fonte: N.Com