Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Servidores e aposentados devem abrir suas novas contas até o dia 15

Servidores e aposentados devem abrir suas novas contas até o dia 15

terça, 14 de julho de 2020

Embora o prazo encerre nesta semana, 31% dos servidores ainda não fizeram o procedimento, disponível pela internet e presencial

Foto: Emerson Dias

Encerra nesta quarta-feira (15) o prazo para que cerca de 14 mil servidores municipais, da administração direta e indireta, atualizem suas contas bancárias para pagamento dos salários. A partir de agosto, os vencimentos serão pagos através do banco Itaú, novo gerenciador da folha de pagamento da Prefeitura de Londrina, mediante processo licitatório. Quem já for correntista do Itaú precisa vincular o recebimento de salário à sua conta. E, quem ainda não é cliente deste banco, deve realizar o procedimento até o dia 15 de julho, seja abrindo uma conta salário ou conta corrente.

De acordo com a Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), dentre os 13.183 servidores ativos e inativos da Prefeitura, 4.160 ainda não realizaram o procedimento, o que representa cerca de 31% do total. Deste percentual, 1.615 são servidores ativos, e outros 2.545 são aposentados ou pensionistas.

A secretária da pasta, Adriana Martello Valero, frisou a necessidade de os servidores respeitarem o prazo, já que os vencimentos passam a ser debitados no Itaú, pelo Município, no mês de agosto. “É muito importante o servidor providenciar a abertura de sua conta. E para que não haja correria, existem diversos canais e possibilidades para realizar o procedimento. Alertamos a todos que abram a sua conta o quanto antes”, destacou.

Para facilitar o acesso, há vários canais de atendimento disponíveis. Mediante contato pelo telefone 0800-555-7071, o servidor ativo, aposentado ou pensionista pode agendar o dia e horário para atendimento, em locais de Londrina e cidades próximas. O telefone funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e também aos sábados, das 9 às 15 horas.

No caso dos servidores ativos ou inativos que já são correntistas do Itaú, basta efetuar a autorização para receber seus vencimentos na conta existente. Esse procedimento pode ser feito no caixa eletrônico ou no site, clicando nas opções “Salário – Cadastrar conta para o Recebimento do Salário”, ou pelo aplicativo no celular, clicando em “Iniciais do seu nome – Autorizar salário em conta”. É preciso informar o CNPJ do pagador, conforme consta no informe anual de rendimentos.

E quem não deseja obter a conta corrente do Itaú, pode abrir uma conta salário, para receber seus vencimentos, e realizar a portabilidade salarial para outra instituição bancária.

Independente do canal escolhido pelo servidor para abrir a conta, ou se for correntista antigo e fizer a vinculação, não é necessário contatar a SMRH. O próprio banco irá repassar os dados da conta, para que os vencimentos sejam debitados.

Foto: Emerson Dias

Atendimento presencial – Todas as agências do Banco Itaú são aptas para abertura de conta dos servidores. Elas contam com uma estrutura exclusiva, para que não ocorram filas e aglomerações, respeitando as normas de distanciamento social. Além disso, há entrega de um kit de higienização, para cada servidor, contendo álcool em gel, caneta para uso individual, e outros itens.

Um canal exclusivo para o atendimento presencial está na sede da CAAPSML, com funcionamento das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. O serviço ficará disponível até a próxima segunda-feira (20), e o endereço é Avenida Duque de Caxias, 333.

Passo a passo on-line – Há também a opção de abertura da conta por meio digital. Basta fazer download do aplicativo Itaú Abreconta, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Após baixar o aplicativo, é necessário fazer um cadastro informando os dados pessoais, selecionar a opção “Conta corrente com recebimento de salário”. Depois incluir o CNPJ e nome da empresa (da Prefeitura de Londrina, o CNPJ é 75.771.477/0001-70), e em seguida escolher o pacote de serviços e produtos mais adequados. É preciso anexar uma foto do documento de identificação, dos dois lados, e também duas selfies. A pessoa deve escolher a agência bancária de seu interesse, e criar a senha do seu cartão e de acesso aos serviços do Itaú. Por fim, conferir os dados informados e confirmar. Ao final do procedimento, será informado o número da sua agência e de sua conta. O cartão bancário será entregue em até 10 dias úteis, no endereço informado.

Reprodução

Outra opção para abrir a conta por meio do celular é utilizando o QR-Code. Ao focar a câmera do telefone, será aberto link do site do banco, onde devem ser anexados os documentos de identificação pessoal, RG ou CNH, e o número do CNPJ da Prefeitura. Na sequência, é necessário criar um login e senha, preencher os dados e configurar a sua conta corrente. Após a aprovação, que deve ocorrer em até cinco dias, o cartão é encaminhado ao endereço pessoal informado no cadastro.

Benefícios – Todas as contas abertas pelos servidores ativos, aposentados e pensionistas da Prefeitura terão isenção total no valor da tarifa dos principais pacotes de serviços. Essa isenção é válida até agosto de 2025. Caso seja solicitado cartão de crédito, também terá anuidade grátis, para titular e adicional, até agosto de 2025.

As demais vantagens incluem valores reduzidos de taxas para empréstimos pessoais, financiamento de veículos e créditos imobiliários; 10 dias sem juros no cheque especial; rede de descontos e ofertas exclusivas; entre outras vantagens.

Fonte: N.Com