Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
# Serviço ?Ligue 132? presta auxílio a usuários de drogas e familiares

# Serviço ?Ligue 132? presta auxílio a usuários de drogas e familiares

segunda, 28 de julho de 2014
Categoria: noticia

O Atendimento, de âmbito nacional, é personalizado para os casos mais graves; este ano já recebeu 12 demandas só de Londrina

Gratuito e especializado, o “Ligue 132” é um serviço de atendimento telefônico que visa informar e orientar usuários e familiares sobre o consumo de drogas, que é considerado um problema de saúde pública. O serviço funciona 24h por dia, de domingo a domingo. As informações e a identidade dos usuários do serviço são mantidas em sigilo.

Atendimentos personalizados

Nos casos mais graves, com base nas necessidades do indivíduo, o usuário é convidado a participar de acompanhamento telefônico personalizado. Havendo anuência do interessado (usuário ou familiar) são agendadas datas para atendimentos, denominadas “datas de seguimento”.

Os intervalos das consultas são diferentes para usuários e familiares. Para usuários, o primeiro atendimento ocorre 24 horas após suspender o consumo. Os próximos contatos vão acontecer após três dias e uma semana depois haverá revisão. Na sequência, o atendimento será realizado após um, dois, três e seis meses. Quanto aos familiares, os atendimentos terão escala diferenciada. 

Os atendentes são consultores e supervisores. Os consultores são universitários da área de saúde capacitados para exercer essa função. O treinamento de um consultor chega a durar até dois meses. Os consultores só são liberados para o atendimento após avaliação técnica e psicológica. E os supervisores são profissionais graduados da área da saúde que cursam mestrado ou doutorado em dependência química.

Londrina

Até março de 2014, o “Ligue 132” registrou 12 ligações oriundas de Londrina, das quais oito aderiram ao atendimento personalizado.   

O “Ligue 132” integra o programa “Crack, é possível vencer”, do governo federal, o qual envolve as Secretarias Municipais de Assistência Social, Defesa Social, Educação e Saúde.

Fonte: N.Com

Mais detalhes:

Saiba mais sobre o Ligue 132!