
Secretaria do Trabalho oferta cursos em parceria com SENAI
As pessoas com 16 anos ou mais que desejam se aperfeiçoar podem se inscrever em...
O SENAI Londrina comemora 61 anos de atividades em prol do desenvolvimento econômico e social de Londrina e região. Entre as grandes conquistas obtidas pela instituição nos últimos anos estão:
Cursos de Qualificação
Em 2011, o SENAI Londrina já conta até o momento com 101 turmas de cursos de qualificação e 1.777 alunos matriculados. Durante todo o ano de 2010, foram inscritos 1.647 alunos na instituição.
Cursos Técnicos
Em 2004, o SENAI Londrina contava apenas com 3 turmas de cursos técnicos. Já em 2011, há 51 turmas com 1.053 alunos inscritos.
Cursos de Aprendizagem
Em relação às atividades de Aprendizagem, o SENAI Londrina registrou no primeiro semestre de 2011, o montante de 42 cursos (iniciativa própria ou com parceiros) que reuniu 399 alunos. No segundo semestre, já são 40 turmas com 414 alunos.
Faculdade de Tecnologia SENAI Londrina
A equipe da futura Faculdade de Tecnologia do SENAI Londrina recebeu entre os dias 4 e 5 de agosto, os profissionais do MEC (Ministério da Educação) para avaliação dos Cursos de Tecnologia em Fabricação Mecânica e Manutenção Industrial.
Os avaliadores consideraram bastante positivo tudo o que foi apresentado pela diretoria da instituição de ensino e pela equipe pedagógica. ?A nossa visita transcorreu dentro da normalidade. Ficamos positivamente impressionados com as instalações e fomos muito bem recebidos pelos diretores, funcionários e pelo corpo docente do SENAI Londrina. A impressão da nossa comissão foi muito boa?, disse o PHD e Prof. Dr. Antonio Henriques de Araujo Jr, um dos coordenadores da comissão.
Pós e MBA
Em 2006, a instituição possuía apenas um curso de especialização em lato-sensu na área de pós-graduação, hoje já no primeiro semestre de 2011, a instituição possui 14 turmas (com 320 alunos) de Pós e MBA. Para o segundo semestre, a projeção é que 14 novas turmas, com 360 alunos, comecem as atividades na instituição.
Senai Empresas (STT) – Novos Clientes
O STT já fechou, este ano, 198 contratos. Vale ressaltar que neste período já foi realizado atendimento a grandes indústrias como a Cia. Iguaçu de Café Solúvel. Nesta empresa também estará em andamento nos próximos dias um Curso Técnico de GPI, que será realizado nas instalações da empresa.
Além disso, a unidade de Londrina já atendeu mais de 900 empresas, com 985 serviços e a prestação de 7.700 horas técnicas.
Projetos Estratégicos:
Projetos de Inovação:
Projeto CNPQ:
Projeto Prefeitura/Codel:
Feira Eletromecânica e Construção Civil
A Feira ? realizada pelo SENAI Londrina em parceria com o Sebrae, Sindimetal Londrina e Sinduscon Norte/PR ? já está na fase de organização da 8ª edição e será promovida entre os dias 24 e 27 de abril de 2012. Desde 2005, o evento é realizado ininterruptamente e reúne dezenas de importantes expositores brasileiros dos setores metalmecânico, eletroeletrônico e da construção civil.
Mostra Inova 2011
O SENAI Londrina conquistou com o projeto ?Sistema para Automação da Indústria Química de Domissaneantes?, o terceiro lugar na Mostra Inova 2011 ? realizada no último mês de julho, em Curitiba, e que teve como objetivo promover a demonstração pública de diversos trabalhos técnicos de ensino de todo o Paraná.
HPI ? Hotel de Projetos Inovadores
No período de 2006 até 2010, o SENAI Londrina já teve 15 projetos hospedados. Em 2011, até o início do mês de agosto, são 4 novos projetos que fazem parte do HPI. Promovido em parceria com o SESI, o programa dá oportunidade para o desenvolvimento de trabalhos experimentais de alunos e egressos.
Inovação ? Modelo SENAI de Gestão da Inovação
O SENAI Londrina será uma das primeiras unidades do País a seguir as diretrizes normativas do modelo SENAI de Gestão da Inovação. O programa também será instituído em mais cinco estados brasileiros. ?Já estamos na fase piloto de criar um sistema de gestão voltado para a inovação.
O SENAI Londrina foi escolhido por apresentar características marcantes na prática de gestão da inovação e em processos da gestão do conhecimento?, afirma Marcelo Oliveira Gaspar de Carvalho, gerente de Inovação Tecnológica do SENAI Nacional e que também é coordenador geral do projeto.
Este ano já foram realizadas até o mês de julho, na unidade de Londrina, três etapas do Wokshop de Sensibilização – Modelo SENAI de Gestão da Inovação. Mais cinco atividades estão previstas para o segundo semestre.
Olimpíada do Conhecimento
O SENAI Londrina tem conquistado grandes resultados na Olimpíada do Conhecimento ? considerada a maior competição de educação profissional das Américas. Em 2011, na Etapa Estadual, a instituição conseguiu no total 14 medalhas (6 de Ouro, 7 de Prata e 1 de Bronze).
Já na Fase Nacional – a última edição foi realizada em 2010, o SENAI Londrina ganhou 3 medalhas (2 de Prata e 1 de Bronze).
Caminhos da Profissão
O programa ?Caminhos da Profissão?, que busca com a qualificação profissional facilitar a inclusão social de cidadãos sem emprego e de baixa renda, é promovido pelo SESI/SENAI. De 2006 a 2009, 31 municípios participaram do programa em oito cursos diferentes.
Em 2011, já são 24 cursos realizados e que conta com a participação de 161 alunos matriculados.
Prêmios
O SENAI Londrina conquistou em 2011 pela 3ª vez consecutiva o Prêmio Top Nikkey Londrina ? ?As marcas mais lembradas pelos nipo-brasileiros?. A instituição foi reconhecida pela comunidade japonesa como o mais importante centro de excelência na categoria Educação Profissional. Além de ser pela 4º vez consecutiva Top de Marcas IBOPE e o prêmio destaque Paraná.
Em 2011, o SENAI Londrina também recebeu da Câmara Municipal de Londrina, a Comenda ?Ouro Verde? ? considerada uma das mais homenagens do município e um reconhecimento pelos 60 anos da instituição.
?Todas estas conquistas mencionadas nos deixam cada vez mais orgulhosos em saber que estamos ajudando a transformar a vida das pessoas que frequentam a nossa instituição. Assim, nos sentimos gratificados e fortalecidos em promover sempre o belo trabalho social do Sistema FIEP?, finaliza o gerente executivo do SENAI Londrina, Alexandre Ferreira.
Fonte: Assessoria SENAI