Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
SENAI Londrina comemora 61 anos de grandes conquistas SENAI Londrina comemora 61 anos de grandes conquistas

SENAI Londrina comemora 61 anos de grandes conquistas

Thursday, 11 de August de 2011
Categoria:

O SENAI Londrina comemora 61 anos de atividades em prol do desenvolvimento econômico e social de Londrina e região. Entre as grandes conquistas obtidas pela instituição nos últimos anos estão:

Cursos de Qualificação
Em 2011, o SENAI Londrina já conta até o momento com 101 turmas de cursos de qualificação e 1.777 alunos matriculados. Durante todo o ano de 2010, foram inscritos 1.647 alunos na instituição.

Cursos Técnicos
Em 2004, o SENAI Londrina contava apenas com 3 turmas de cursos técnicos. Já em  2011, há 51 turmas com 1.053 alunos inscritos.

Cursos de Aprendizagem
Em relação às atividades de Aprendizagem, o SENAI Londrina registrou no primeiro semestre de 2011, o montante de 42 cursos (iniciativa própria ou com parceiros) que reuniu 399 alunos. No segundo semestre, já são 40 turmas com 414 alunos.

Faculdade de Tecnologia SENAI Londrina
A equipe da futura Faculdade de Tecnologia do SENAI Londrina recebeu entre os dias 4 e 5 de agosto, os profissionais do MEC (Ministério da Educação) para avaliação dos Cursos de Tecnologia em Fabricação Mecânica e Manutenção Industrial.

Os avaliadores consideraram bastante positivo tudo o que foi apresentado pela diretoria da instituição de ensino e pela equipe pedagógica. ?A nossa visita transcorreu dentro da normalidade. Ficamos positivamente impressionados com as instalações e fomos muito bem recebidos pelos diretores, funcionários e pelo corpo docente do SENAI Londrina. A impressão da nossa comissão foi muito boa?, disse o PHD e Prof. Dr. Antonio Henriques de Araujo Jr, um dos coordenadores da comissão.

Pós e MBA
Em 2006, a instituição possuía apenas um curso de especialização em lato-sensu na área de pós-graduação, hoje já no primeiro semestre de 2011, a instituição possui 14 turmas (com 320 alunos) de Pós e MBA. Para o segundo semestre, a  projeção é que 14 novas turmas, com 360 alunos, comecem as atividades na instituição.

Senai Empresas (STT) – Novos Clientes
O STT já fechou, este ano, 198 contratos. Vale ressaltar que neste período já foi realizado atendimento a grandes indústrias como a Cia. Iguaçu de Café Solúvel. Nesta empresa também estará em andamento nos próximos dias um Curso Técnico de GPI, que será realizado nas instalações da empresa.

Além disso, a unidade de Londrina já atendeu mais de 900 empresas, com 985 serviços e a prestação de 7.700 horas técnicas.

Projetos Estratégicos:

  • Ampliação do escopo de atuação do laboratório de metrologia do SENAI na área metalmecânica para realização de ensaios em instrumentos de medição eletroeletrônicos;
  • Expansão dos serviços laboratoriais para atendimento às indústrias do setor de alimentos e bebidas do Estado do Paraná;
  • Criação do Laboratório Bureau de Teste e Qualidade de Software.

Projetos de Inovação:

  • Simulador de planta de instrumentação e controle de processos industriais 3D;
  • Culinária prática ? Crockmix ? assados e grelhados em embalagem própria para mistura.

Projeto CNPQ:

  • Software de modelagem informatizada conectado ao programa Corel Draw.

Projeto Prefeitura/Codel:

  • Implantação de um laboratório de alimentos no parque tecnológico Francisco Sciarra em Londrina.

Feira Eletromecânica e Construção Civil
A Feira ? realizada pelo SENAI Londrina em parceria com o Sebrae, Sindimetal Londrina e Sinduscon Norte/PR ? já está na fase de organização da 8ª edição e será promovida entre os dias 24 e 27 de abril de 2012. Desde 2005, o evento é realizado ininterruptamente e reúne dezenas de importantes expositores brasileiros dos setores metalmecânico, eletroeletrônico e da construção civil.

Mostra Inova 2011
O SENAI Londrina conquistou com o projeto ?Sistema para Automação da Indústria Química de Domissaneantes?, o terceiro lugar na Mostra Inova 2011 ? realizada no último mês de julho, em Curitiba, e que teve como objetivo promover a demonstração pública de diversos trabalhos técnicos de ensino de todo o Paraná.

HPI ? Hotel de Projetos Inovadores
No período de 2006 até 2010, o SENAI Londrina já teve 15 projetos hospedados. Em 2011, até o início do mês de agosto, são 4 novos projetos que fazem parte do HPI. Promovido em parceria com o SESI, o programa dá oportunidade para o desenvolvimento de trabalhos experimentais de alunos e egressos.

Inovação ? Modelo SENAI de Gestão da Inovação
O SENAI Londrina será uma das primeiras unidades do País a seguir as diretrizes normativas do modelo SENAI de Gestão da Inovação. O programa também será instituído em mais cinco estados brasileiros. ?Já estamos na fase piloto de criar um sistema de gestão voltado para a inovação.

O SENAI Londrina foi escolhido por apresentar características marcantes na prática de gestão da inovação e em processos da gestão do conhecimento?, afirma Marcelo Oliveira Gaspar de Carvalho, gerente de Inovação Tecnológica do SENAI Nacional e que também é coordenador geral do projeto.

Este ano já foram realizadas até o mês de julho, na unidade de Londrina, três etapas do Wokshop de Sensibilização – Modelo SENAI de Gestão da Inovação. Mais cinco atividades estão previstas para o segundo semestre.

Olimpíada do Conhecimento
O SENAI Londrina tem conquistado grandes resultados na Olimpíada do Conhecimento ? considerada a maior competição de educação profissional das Américas. Em 2011, na Etapa Estadual, a instituição conseguiu no total 14 medalhas (6 de Ouro, 7 de Prata e 1 de Bronze).
Já na Fase Nacional – a última edição foi realizada em 2010, o SENAI Londrina ganhou 3 medalhas (2 de Prata e 1 de Bronze).

Caminhos da Profissão
O programa ?Caminhos da Profissão?, que busca com a qualificação profissional facilitar a inclusão social de cidadãos sem emprego e de baixa renda, é promovido pelo SESI/SENAI. De 2006 a 2009, 31 municípios participaram do programa em oito cursos diferentes.

Em 2011, já são 24 cursos realizados e que conta com a participação de 161 alunos matriculados.

Prêmios
O SENAI Londrina conquistou em 2011 pela 3ª vez consecutiva o Prêmio Top Nikkey Londrina ? ?As marcas mais lembradas pelos nipo-brasileiros?. A instituição foi reconhecida pela comunidade japonesa como o mais importante centro de excelência na categoria Educação Profissional. Além de ser pela 4º vez consecutiva Top de Marcas IBOPE e o prêmio destaque Paraná.

Em 2011, o SENAI Londrina também recebeu da Câmara Municipal de Londrina, a Comenda ?Ouro Verde? ? considerada uma das mais homenagens do município e um reconhecimento pelos 60 anos da instituição.

?Todas estas conquistas mencionadas nos deixam cada vez mais orgulhosos em saber que estamos ajudando a transformar a vida das pessoas que frequentam a nossa instituição. Assim, nos sentimos gratificados e fortalecidos em promover sempre o belo trabalho social do Sistema FIEP?, finaliza o gerente executivo do SENAI Londrina, Alexandre Ferreira.

Fonte: Assessoria SENAI