Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Programação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Programação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

segunda, 22 de outubro de 2018
Categoria

Até o final de outubro, várias bibliotecas de Londrina recebem oficinas, palestras, feira do livro, cursos, contação de histórias e outros eventos

De 23 a 29 de outubro, a Diretoria de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura irá promover mais uma edição da Semana do Livro e da Biblioteca (SNLB). Em Londrina, a programação contará com diversos eventos como palestras, cursos, oficinas, contação de histórias e feira de livro, entre outros. Para 2018, as atividades culturais e educativas serão desenvolvidas em rede com vários parceiros envolvidos, entre instituições e bibliotecas do município – públicas, privadas, escolares e universitárias. O objetivo central é promover ações que fomentem a arte da literatura e estimulem o hábito da leitura, democratizando o acesso à informação. A programação completa está disponível pelo link https://bit.ly/2ylV00N.

Programação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Foto: Divulgação

A abertura da Semana do Livro será na segunda-feira (22), às 14 horas, com o evento de lançamento da “Política de Desenvolvimento de Coleções do Sistema de Bibliotecas da UEL”. A atividade vai contar também com uma apresentação do catálogo online das bibliotecas públicas municipais de Londrina e a abertura oficial da exposição de quadros dos “Artistas da UEL”.  Será na Biblioteca Central da UEL. No mesmo dia, às 19 horas, haverá o III Encontro de Escrita Feminina do Coletivo Versa, na Biblioteca Sec Londrina Centro. A participação é gratuita e a faixa etária recomendada é para pessoas a partir de 15 anos. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelos telefones 3305-7824 e 3305-7800.

As ações se estendem até o dia 30 de outubro e recebem os eventos todas as bibliotecas municipais: Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza; Biblioteca Infantil de Londrina; Biblioteca Ramal Vila Nova; Biblioteca Pública Lupércio Luppi (Zona Norte); Biblioteca Pública do CEU – Centro de Esportes Unificados; Biblioteca Especializada de Arte Francisca Campinha Garcia Cid; Biblioteca Pública Municipal Eugênia Monfranati (Zona Sul). Também participam, a biblioteca Central da UEL, Sesc Londrina Centro, Unifil Campus JK, do Colégio Mãe de Deus, do Instituto Federal do Paraná – IFPR, do SENAC e do SENAI.

De acordo com a diretora de bibliotecas do Município, Leda Maria Araújo, a Semana do Livro e da Biblioteca desenvolve ações ampliadas em prol do livro, da leitura e da formação do leitor autônomo, crítico e reflexivo. “Desde o ano de 2016, este evento é realizado em parceria com outras instituições públicas e privadas em âmbito municipal, visando oferecer atrações diferenciadas ao público. Nesse sentido, as pessoas podem participar de uma série de eventos gratuitos, incluindo campanhas de troca de livros e gibis, exposição de poesias, oficinas de leitura e dobradura, escrita, exposição do projeto ‘Toda Quinta tem História’, sarau, lançamento de livro, entre outros”, destacou.

Fonte: N.Com