Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

Semana Literária Sesc chega à 36ª edição com 6 dias de debates, oficinas e apresentações artísticas

sexta, 15 de setembro de 2017
Categoria: noticia

Sob o tema “Literatura em movimento”, programação gratuita aborda literatura em tempos de tecnologia e multiculturalismo 

A partir da próxima terça-feira, 19, o público londrinense vai poder acompanhar mais uma edição da Semana literária e Feira do Livro Sesc. A 36ª edição do evento, que acontece simultaneamente em 23 cidades do Paraná, tem como tema “Literatura (em) movimento: travessias do tempo e do espaço” e pretende debater a literatura em seu potencial de diálogo, abordando, tanto as novas tecnologias, quanto a multiplicidade cultural típica da contemporaneidade. Com atrações para todas as faixas etárias, em Londrina o evento acontece no Sesc Cadeião Cultural e segue até domingo, 24, com mesas redondas, palestras, contações de história, show, teatro e oficinas.

Para a abertura da Semana, o jornalista Rogério Pereira, de Curitiba, e o crítico mineiro  Sérgio Rodrigues se encontram na mesa redonda “Trânsito Literário na Rede”, a fim de discutir as transformações e possibilidades que a internet e as novas tecnologias oferecem para a produção e fruição de literatura. A mesa tem início às 19h30 da terça-feira (19) e é aberta a toda a comunidade, com entrada gratuita.

Na noite seguinte, (20), a Galeria de Artes do Cadeião Cultural dá espaço à voz do paulistano Edu Sereno, que desembarca em Londrina pela primeira vez como show “O Pão Que o Diabo Ama Sou”. Apresentando canções de seu álbum homônimo, Edu retrata o cotidiano da cidade por meio de suas “histórias cantadas”. O show ainda traz projeções poéticas de Gincobilando,  que escreve e publica poemas “ao vivo”, enquanto o show acontece.

Semana Literária Sesc chega à 36ª edição com 6 dias de debates, oficinas e apresentações artísticas - LondrinaTur

Edu Sereno (Foto: Cleiton Tibúrcio)

A programação adulta ainda traz, na quinta-feira, 21, lançamentos de livros de quatro escritores londrinenses, entre eles Vinicius Lima, Vivian Campos, Beatriz Bajo e Sueli Lazari (Rolândia) e, na sexta-feira, 22,  a mesa redonda “Gente grande já foi pequena”, que aborda a presença da criança na obra literária, como os escritores Mário Rodrigues (PE) e Franklin Carvalho (BA).

Final de semana para todas as idades 

A partir do sábado, o cardápio fica ainda mais variado  e a programação traz atividades abertas ao público em todos os períodos do dia. Pela manhã, a contação de história “Chapeuzinhos coloridos” traz para o público infantil uma versão curiosa sobre a conhecida história da Chapeuzinho Vermelho e, na sequência, pais e filhos poderão brincar de fazer seus próprios chapeuzinhos. A atividade se repete às 16h, com uma versão bem divertida da Branca de Neve, que nessa contação ganha, não uma, mas sete versões possíveis!

Ao mesmo tempo, das 10h às 12h, o público mais velho pode participar da oficina “Batuques: a Ancestralidade do Corpo”, ministrada pela cia Transitória, de Curitiba. O grupo apresenta o espetáculo “Macumba” durante o final de semana e traz, na oficina, exercícios cênicos baseados na ancestralidade afro-brasileira.

 

Durante a tarde, a partir das 14h, a jornalista e escritora Karen Debértolis ministra oficina de escrita literária, partindo de uma reflexão sobre a produção textual e da referência a autores da língua portuguesa e estrangeira, Karen aborda o conceito de literatura expandida e apresenta caminhos e possibilidades em produção literária para o público interessado em desenvolver habilidades da escrita.

Por fim, a partir das 19h, o coletivo londrinense Versa apresenta o sarau “Versa e Conversa”, convidando o público a conhecer a literatura produzida por mulheres. O grupo de escritoras londrinenses atua em Londrina desde 2016, e vem para a Semana Literária com a proposta de saudar a primavera, apresentando ao público a possibilidade de conhecer a si mesmo e ao outro por meio da poesia.

No domingo, o dia é “da família”. Pela manhã, o grupo londrinense Tem Criança no Samba narra “Histórias de Pescadores”, mergulhando no universo literorâneo de Dorival Caymmi. E, para encerramento do evento, o contador de histórias Cristiano Gouveia vem de São Paulo e traz na bagagem histórias do mundo todo com o espetáculo “Histórias De Cantar”.

Semana Literária Sesc chega à 36ª edição com 6 dias de debates, oficinas e apresentações artísticas - LondrinaTur

Cristiano Gouveia (Foto: Alle Manzano)

Acompanhado da violoncelista Érica Beatriz Navarro, Cristiano traz um espetáculo musical, com histórias cantadas que fazem parte da cultura de diversos países e que resistiram ao tempo (algumas são do século 15!). São histórias de Portugal (Romance da Bela Infanta), França (A Cotovia e o Bem-te-vi), Itália (Meu Galinho), Burkina Faso (Diarra Loro Lora), Brasil (Saci Pererê), chegando até à cultura Celta (A Filha do Rei Luis). O objetivo é encontrar, no folclore do mundo todo, os retalhos da colcha que formam a história e o imaginário do Brasil.

Programação para as escolas

Além da programação aberta ao público, de terça à sexta-feira o Sesc Cadeião Cultural recebe escolas da cidade para uma programação intensa de contação de histórias, oficinas de arte, palestras, debates e visitas monitoradas. Condicionada a agendamento prévio, este ano o Cadeião deve receber 25 escolas, em 8 períodos, atendendo aproximadamente 750 alunos da rede pública do município e do estado.

Sobre

A programação completa da 36ª Semana Literária e Feira do livro Sesc está disponível no site www.sescpr.com.br/semanaliteraria/programacao/londrina e também na página www.facebook.com/events/118014045593862 Para se inscrever nas oficinas e tirar dúvidas, o público pode entrar em contato pelo telefone 3575-7700.

Fonte: Divulgação