Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

Educação realiza 1ª da Semana do Movimento e Saúde de 2020

quarta, 11 de março de 2020
Categoria: noticia

Ações vão envolver os mais de 27 mil alunos do Ensino Fundamental, de todas as escolas municipais de Londrina, além da comunidade e equipe pedagógica

Educação realiza 1ª da Semana do Movimento e Saúde de 2020

Foto: arquivo N.Com

A Secretaria Municipal de Educação (SME) promove, de 16 a 20 de março, a 1ª Semana do Movimento e Saúde de 2020. O objetivo principal é chamar a atenção da escola e comunidade para o movimento humano e para saúde. As ações da semana vão envolver os mais de 27 mil alunos do Ensino Fundamental, de todas as escolas municipais de Londrina, além da comunidade e equipe pedagógica.

A professora responsável pelo Apoio Pedagógico de Educação Física da SME, Priscila Aparecida Silva de Oliveira, explicou que esta edição não terá um tema específico. Segundo ela, os conteúdos serão relacionados ao núcleo de concentração Cultura de Movimento e Saúde. “Cada turma vai abordar temas diferentes relacionados à saúde, como hábitos posturais, de higiene preventivos, como lavar as mãos e o rosto, higiene dos lugares, para evitar doenças como a dengue, hábitos alimentares, e atividade física”, informou.

Os temas poderão ser abordados por meio de cartazes, palestras, debates, passeatas, folders, gincanas, atividades esportivas, entre outras ações. Os estudantes também passarão por uma Avaliação Antropométrica, onde são coletados dados como altura e peso, com o objetivo de fazer um novo levantamento do estado nutricional dos estudantes. “Por meio desta avaliação, os alunos também aprendem o que é o Índice de Massa Corporal (IMC) e qual a importância de estar dentro do peso ideal”, disse.

Caso a família aprove, os estudantes que forem identificados com obesidade serão encaminhados para a Clínica de Nutrição da Unifil, que é parceira do projeto. Lá eles receberão acompanhamento nutricional gratuito.

A Semana do Movimento e Saúde acontece duas vezes por ano, sempre nas terceiras semanas dos meses de março e setembro, e segue as diretrizes do Programa Municipal de Prevenção e Controle da Obesidade em Crianças e Adolescentes.

Fonte: N.Com