Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Sema realiza projeto de revitalização no lago Igapó II Sema realiza projeto de revitalização no lago Igapó II

Sema realiza projeto de revitalização no lago Igapó II

Wednesday, 05 de May de 2010
Os trabalhos desenvolvidos pelo Viveiro Municipal de Londrina, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), vêm apresentando bons resultados na cidade. No local, são desenvolvidas 20 espécies de arvores nativas e exóticas, que abastecem o cenário paisagístico londrinense, através de doações, projetos de revitalização de lagos, barragens, parques, praças, entre outros. 
Para a realização destas ações periódicas, o viveiro realiza nesta semana a enxertagem de 1.080 mudas de Pata-de-vaca com a Bauhinia híbrida, que serão utilizadas na arborização urbana, o enchimento de 3 mil sacos de mudas com substrato, para o plantio de mudas, além da semeadura de 1.500 mudas de Vinca em sacos plásticos, que serão plantadas, posteriormente, em diferentes pontos de Londrina.
Segundo o engenheiro agrônomo da Sema, Paulo Guilherme, são plantadas pela secretaria uma média de 300 mudas por mês em Londrina, mas o número de árvores doadas por moradores interessados é de 500 mensais. De acordo com Guilherme, isso dá um resultado ainda melhor, pois quem busca a muda no viveiro, além de poder escolher o que quer plantar, tende a cuidar melhor da árvore. ?Quando a pessoa escolhe uma das nossas 20 espécies, nós damos um guia que vai auxiliá-la desde o plantio até a poda?, completou o engenheiro.
Entre outras atividades, a Sema realiza a entrega de 5 mil mudas de espécies nativas para recuperação de matas ciliares aos agricultores de Londrina. A secretaria viabiliza também o projeto de revitalização da barragem do Lago Igapó II, onde serão colocados tubos de concretos com palmeiras adultas no espelho d?água, na avenida Higienópolis. Ao redor do local, a Sema faz também o plantio de gramas. 
Paulo Gilherme comunicou que, no sábado (8), agentes do Meio Ambiente vão realizar uma oficina ambiental com 80 alunos dos cursos profissionalizantes do Núcleo Espírita Irmâ Scheila. Durante a oficina, o grupo vai discutir sobre como viabilizar o projeto de revitalização do fundo de vale do córrego Marabá. Os alunos já receberam uma primeira aula, no Viveiro Municipal, onde tiveram noções de espécies de ávores, fundo de vales, doenças transmitidas pela água ou animais, entre outros assuntos.
?Quem ama cuida?
A Sema, em conjunto com a Companhia Municipal de Trânsito Urbano (CMTU), realiza o projeto ?Quem ama cuida?. Nele, uma empresa ?adota? algum espaço público, criando projetos de revitalização e paisagismo, fazendo o plantio das flores e gramas e auxiliando na manutenção do local, em conjunto com a Sema e com a CMTU. A coordenadora da presidência da CMTU, Pollyanna Maria de Oliveira, explicou que, em contrapartida, a empresa pode colocar uma placa com o seu nome, gerando a seu favor uma mídia espontânea e permanente. 
O chamamento para o projeto ?Quem ama cuida? acontece até o dia 30 de maio. Os  interessados devem entregar os documentos exigidos na sede da CMTU, localizada na rua João Cândido, 1213. A relação a ser entregue está no edital do projeto, disponível no site da prefeitura ? www.londrina.pr.gov.br ? no link da companhia.

Mais detalhes:

Sema - Secretaria do Meio Ambiente: http://home.londrina.pr.gov.br/homenovo.php?opcao=ambiente