Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
SEMA promove capacitação para proteção de nascentes

SEMA promove capacitação para proteção de nascentes

terça, 17 de dezembro de 2019

São 1.416 pontos de nascentes na cidade; curso ofertado em parceria com a EMATER teve participação de servidores e apenados do CRESLON

SEMA promove capacitação para proteção de nascentes

Foto: SEMA

 

Com o objetivo de proteger, de forma ainda mais eficaz, as nascentes que existem em Londrina, a Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) promoveu, nesta sexta-feira (13), uma capacitação teórica e prática sobre o tema. A iniciativa, desenvolvida em parceria com o projeto Água Limpa do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), teve a participação de 22 pessoas, entre técnicos e servidores da SEMA juntamente com apenados do Centro de Reintegração Social de Londrina (CRESLON).

 

SEMA promove capacitação para proteção de nascentes

Foto: SEMA

 

Realizado no Parque Arthur Thomas, onde fica a sede da SEMA, o treinamento envolveu a identificação de quatro nascentes situadas dentro do parque. Os participantes aprenderam como proteger e recuperar nascentes de água usando uma tecnologia de baixo custo, com a mistura de solo e cimento, e uso de pedra rachão e tubulação. A medida deverá ser aplicada pela SEMA, em especial nos fundos de vale de Londrina, sendo que a estimativa é que a cidade possua 1.416 pontos de nascentes.

De acordo com o secretário municipal do Ambiente, José Roberto Behrend, o treinamento visa ainda oferecer aos apenados do CRESLON, que possui convênio com o Município para execução de serviços operacionais, uma certificação que permita a reinserção destas pessoas no mercado de trabalho. “O Paraná possui 250 mil nascentes cadastradas, e existem empresas que já executam esse trabalho com os produtores rurais. Então esse aprendizado poderá ser utilizado por essas pessoas não só em Londrina, mas em várias cidades, graças a essa qualificação. É uma iniciativa de cunho social e com melhoria direta do cuidado ambiental”, frisou.

 

SEMA promove capacitação para proteção de nascentes

Foto: SEMA

 

Behrend complementou que além de aprender a identificar as nascentes, o curso ensina onde e como deve ser feita a intervenção para proteção, melhorando a qualidade e a vazão. “Isso é algo que a SEMA ainda não tinha o conhecimento para executar, então a proteção das nascentes era feita somente com plantio. Essa ação vai se somar ao nosso trabalho, ou seja, teremos um incremento no cuidado com essa nascente”, comentou.

O curso foi ministrado pelo técnico da EMATER, doutor Ricardo Augusto da Silva. “Foi uma ótima oportunidade orientar e treinar o pessoal em um parque maravilhoso, que é o Arthur Thomas. Nossa intenção é expandir esse trabalho do projeto Água Limpa, em parceria com a SEMA”, adiantou.

Fonte: N.Com