Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Lançado selo comemorativo de 50 anos do Museu Histórico de Londrina

Lançado selo comemorativo de 50 anos do Museu Histórico de Londrina

segunda, 16 de março de 2020
Lançado selo comemorativo de 50 anos do Museu Histórico de Londrina

Selo comemorativo

Foi lançado na última sexta-feira (13) o selo comemorativo de 50 anos do Museu Histórico de Londrina. A cerimônia de lançamento contou com autoridades, convidados, estudantes e professores da UEL. O Museu iniciou as atividades em 1970, nos porões do Colégio Hugo Simas, por iniciativa de professores e estudantes do curso de História.

O selo foi produzido pela designer Petra Maria Schauff Mendes, que atuou recentemente como estagiária do Museu, e se dispôs a produzir o material com o objetivo de abrir as comemorações dos 50 anos de fundação. Segundo a diretora do Museu Histórico, professora Edméia Ribeiro, o lançamento do selo evidencia à sociedade a importância do trabalho desenvolvido pelo órgão, que guarda uma simbologia sobre a identidade do norte do Paraná. Ela explica que esse sentimento começa na própria localização, na antiga Ferroviária.

Lançado selo comemorativo de 50 anos do Museu Histórico de Londrina

Diretora do Museu Histórico, Edmeia Ribeiro, primeira servidora do Museu, Zuleika Scalassara e o vice-reitor da UEL, Décio Sabbatini Barbosa

História – Em 1974 passou a ser Órgão Suplementar da UEL. Desde 1986 ocupa o prédio da antiga Estação Ferroviária de Londrina, no centro da cidade, desenvolvendo atividades educativas, e acadêmicas, atuando também como espaço dinâmico para os movimentos e ações culturais. O acervo do Museu guarda mais de 1,2 mil itens entre objetos, documentos, periódicos, fotografias, DVDs, quadros e outros.

Hoje, o Museu Histórico de Londrina é espaço fundamental da cultura, que recebe artistas, compositores, atores e autores. Só no ano passado foram realizados mais de 30 eventos desde lançamentos de obras, recitais, apresentações artísticas, saraus, feiras e shows. Outro número que chama atenção diz respeito à frequência de público, já que esses eventos registraram público superior a 18 mil pessoas.

Participaram do lançamento do selo o vice-reitor da UEL, Décio Sabbatini Barbosa; a diretora do Museu Histórico, Edméia Ribeiro, o secretário Municipal de Cultura, Caio Júlio Cesario, representante do Prefeito de Londrina; a diretora de Patrimônio do Município de Londrina, Solange Batigliana; a diretora do CCH, Viviane Bagio Furtoso; Neuza Urquiza, da Associação dos Amigos do Museu (ASAM); e a primeira servidora do Museu, Zuleika Scalassara. Também marcaram presença demais autoridades e convidados.

Confira mais FOTOS da solenidade.

Fonte: Agência UEL