Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Londrina confirma segunda morte por coronavírus

Londrina confirma segunda morte por coronavírus

terça, 07 de abril de 2020

Ao mesmo tempo, 19 pessoas se recuperaram e outros 421 casos foram descartados; isolamento social tem sido fator decisivo

Foto: Emerson Dias

Na manhã desta terça-feira (7), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou o registro do segundo óbito no Município de Londrina causado pela doença COVID-19 (CoronaVírus Disease–19). O primeiro falecimento devido ao novo coronavírus foi registrado há menos de uma semana, na sexta-feira (3).

O óbito confirmado pela Secretaria de Saúde, nesta terça, é de um homem hipertenso de 69 anos. Ele havia viajado aos Estados Unidos alguns dias antes de dar entrada no Hospital Universitário (HU). Desde o 21 de março, estava internado no HU com complicações advindas de uma síndrome gripal. Ao longo da internação, em 27 de março, o Laboratório Central do Paraná (LACEN) confirmou a suspeita da COVID-19. O paciente veio a óbito às 23h10 de ontem, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HU, onde estava respirando com a ajuda da ventilação mecânica invasiva desde 24 de março.

Além desses dois casos, a Secretaria de Saúde informou que há 58 pessoas infectadas na cidade, três a mais que ontem. Entre os casos confirmados, 25 estão em isolamento domiciliar, 12 continuam internados em hospitais e 19 pacientes já obtiveram alta e se recuperaram. Nenhum dos casos confirmados da doença está internado em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Com estes números, a Secretaria de Saúde volta a reforçar as orientações para as pessoas permanecerem em isolamento domiciliar, visto que é a forma mais eficaz de evitar a doença.

Para o secretário da pasta, Felippe Machado, é importante que a população perceba a necessidade de se manter o isolamento social e o coloque em prática, principalmente nesta semana e nas próximas, em que as temperaturas começam a cair. “Se não tivéssemos aplicado o isolamento social nos últimos 14 dias o cenário seria outro com certeza. Além disso, o reflexo das medidas restritivas, não farmacológicas, não vem ao mesmo passo em que elas acontecem, ou seja, a diminuição da circulação das pessoas refletirá em um impacto positivo não agora, mas nos próximos 14 dias”, explicou Machado.

Outras 48 pessoas estão internadas com sintomas de síndrome respiratória e aguardam os resultados dos exames. Segundo os resultados laboratoriais, 421 casos suspeitos foram descartados em Londrina e de acordo com o secretário de saúde, as duas crianças que estavam internadas se recuperaram.

Medidas de prevenção – A Prefeitura de Londrina tem aplicado diversas medidas em prol da prevenção do coronavírus e como tentativa de não deixar a epidemia alcançar altos índices de infectados na cidade. Algumas delas foram a recomendação do uso de álcool em gel 70%, na impossibilidade de se fazer a lavagem das mãos com água e sabão; o uso de máscaras caseiras para a população em geral; a aquisição de produtos de higiene para as unidades escolares; a decretação do isolamento social e o distanciamento adequado através do fechamento do comércio e de áreas públicas de lazer, como o Lago Igapó e as academias ao ar livre.

Onde procurar ajuda – Em Londrina, a população que apresentar sinais e sintomas de síndromes respiratórias pode procurar ajuda em seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs). São elas: UBS do Guanabara (centro), Bandeirantes (região oeste), Ouro Branco (sul), Chefe Newton e Maria Cecília (norte), e Vila Ricardo (leste). O atendimento nestes locais é feito de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Sabará, localizada na Avenida Arthur Thomas (região oeste), também é exclusiva para casos de síndromes respiratórias. Na UPA Sabará, os usuários são avaliados primeiramente em um Centro de Triagem, instalado na área externa da unidade. O atendimento é 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Disque-Coronavírus – A recomendação da Secretaria de Saúde é que, caso as pessoas tenham dúvidas quanto aos sintomas de COVID-19 e sobre a necessidade ou não de procurar ajuda médica, antes de sair de casa, que ligue para o Disque-Coronavírus, pelo número 0800-400-1234. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 7 às 22 horas, e aos sábados e domingos, das 7 às 17 horas. As chamadas são gratuitas e podem ser feitas de telefone fixo ou celular.

Fonte: N.Com