Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Secretaria Municipal do Ambiente promove 1º Dia D pela Causa Animal Secretaria Municipal do Ambiente promove 1º Dia D pela Causa Animal

Secretaria Municipal do Ambiente promove 1º Dia D pela Causa Animal

Wednesday, 29 de June de 2022

Realizada em parceria com as ONGs ADA e SOS Vida Animal, ação será no dia 16 de julho; programação inclui diversas atividades de conscientização e atrações típicas de festas juninas

Com o objetivo de conscientizar a população sobre diversas questões relacionadas aos animais, a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) promove, no dia 16 de julho, o 1º Dia D pela Causa Animal em Londrina. Programada para ser realizada das 13h às 17h30, no Aterro do Lago Igapó, a iniciativa é organizada em parceria com o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (Comupda) e as organizações não-governamentais (ONGs) Associação Defensora dos Animais Londrina (ADA) e SOS Vida Animal.

O evento, que está alinhado à temática das festas juninas, conta com uma programação bastante diversificada, incluindo uma tenda de adoção, onde cinco cães atualmente mantidos pela Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA) da Sema estarão à espera de um tutor. Além disso, o espaço terá um telão que exibirá fotos de outros animais que aguardam adoção, e que no momento se encontram sob a guarda da Sema, ADA ou SOS Vida Animal.

De acordo com o secretário municipal do Ambiente, Ronaldo Siena, o objetivo do evento é aproveitar o período tradicionalmente festivo para conscientizar a população sobre questões importantes. “É uma oportunidade para transmitir orientações tanto para quem já cuida de animais quanto para quem pretende adotar. E isso será feito de maneira envolvente, em um evento voltado para toda a família”, afirmou.

A pedagoga da Sema, Luciana Leite Monteiro, salientou que, para adotar algum dos animais, é preciso ter idade mínima de 18 anos, espaço adequado e condições para oferecer atenção e os cuidados necessários. “É importante que a pessoa leve um documento pessoal e comprovante de residência. Além disso, tanto a Sema quanto as ONGs participantes levarão formulários que deverão ser preenchidos pelos futuros tutores. Todos esses animais já estão castrados, vermifugados e vacinados”, frisou.

Durante o evento, haverá diversas atrações, incluindo uma palestra interativa sobre a causa animal, com participação dos veterinários Fernanda Dias, da Sema, e Guilherme Garcia, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Em um formato de perguntas e respostas, eles vão abordar vários assuntos, como os maus-tratos aos animais e a importância da vacinação e castração, entre outros tópicos.

Vários órgãos e instituições terão estandes com informações sobre seu funcionamento e temas de utilidade pública referentes aos animais, incluindo o Comupda, a Sema, a Secretaria Municipal de Saúde e a Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel).

Também participará das ações a Biblioteca Móvel Ambiental da Sema, com uma professora da rede municipal que fará sessões de contação de histórias. Já a Guarda Municipal (GM) de Londrina realizará uma apresentação de seu Canil, em conjunto com o adestrador da ADA.

“Além disso, teremos uma tenda com brincadeiras tradicionais de festa junina, algumas tendas comercializando comidas típicas e outras atividades como pintura de rosto e arte com balões. Outra atração que promete ser muito animada será o ‘Desfile do Pet Caipira’, que é um concurso em que, para participar, as pessoas podem levar seus animais de estimação vestidos com roupas de festas juninas. Daremos prêmios para os três primeiros colocados nas categorias ‘Macho’ e ‘Fêmea’. E, durante o evento, sortearemos diversos brindes para os presentes”, apontou a pedagoga da Sema.

A presidente e fundadora da ADA, Anne Moraes, explicou que, apesar de a ONG não levar nenhum dos animais que mantêm ao local, as pessoas poderão ver fotos deles e já optar pela adoção, ou agendar uma visita ao animal em questão. “Os cães e gatos adotados são muito gratos, pois eles foram resgatados de situações de maus-tratos e reabilitados antes da adoção, e por isso o amor que eles sentem pelos seus tutores é diferente daqueles animais que foram comprados. Destaco que a ADA oferece acompanhamento para as pessoas que adotam animais, e contamos com um adestrador que faz visitas aos tutores e fornece orientações para facilitar a adaptação do animal ao novo ambiente”, pontuou.

Parcerias – O 1º Dia D pela Causa Animal será realizado em parceria com a Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Epesmel, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), e secretarias municipais de Defesa Social, de Obras e Pavimentação (SMOP), de Saúde (SMS), de Agricultura e Abastecimento (SMAA) e de Cultura (SMC). O evento conta com apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME).

N.Com