Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Secretaria do Idoso recebe doação de itens de proteção individual

Secretaria do Idoso recebe doação de itens de proteção individual

Tuesday, 07 de July de 2020

Na última semana, foram entregues 50 máscaras face shield, que serão destinadas às Instituições de Longa Permanência para Idosos

Secretaria do Idoso recebe doação de itens de proteção individual

Foto: Vivian Honorato/Arquivo

Com um público-alvo estimado em 70 mil pessoas, a Secretaria Municipal do Idoso (SMI) está desempenhando várias ações para garantir assistência aos londrinenses com 60 anos de idade ou mais. Parte desse trabalho abrange os cuidados preventivos contra o novo coronavírus, já que os idosos integram o grupo de risco para a doença. E para que a ação tenha continuidade, várias doações estão auxiliandono enfrentamento da pandemia.

A última doação ocorreu na semana passada, por parte da Unicesumar Campus Londrina. Na ocasião, a instituição forneceu 50 máscaras protetoras, modelo face shield, utilizadas para impedir a transmissão de gotículas, que podem ou não conter o Sars-CoV-2. Estes equipamentos serão encaminhados às Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), que atualmente abrigam 202 idosos, mediante convênio com a Prefeitura de Londrina.

Segundo o diretor do Campus Londrina da Unicesumar, Carlos Henrique Vici, as máscaras foram produzidas em impressoras 3D. “Nossos professores e alunos estão atendendo várias cidades do Paraná, que estão sendo contempladas pelas máscaras, produzidas de forma voluntária por eles. A SMI é parceira da Unicesumar em vários projetos, já realizamos muitos trabalhos em conjunto e, vendo a necessidade desse momento, principalmente nas instituições que abrigam os idosos, nos colocamos à disposição para apoiar os colaboradores que cuidam desses idosos”, afirmou.

Outras doações – Além destas 50 máscaras, fornecidas pela Unicesumar, a SMI recebeu outras 100, também face shield, doadas pela Kobratec. Um grupo de professores do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) doou 40 máscaras de contenção em tecido, a Unimed Londrina repassou 106 roupas de uso hospitalar, e o Ateliê Vila do Patchwork doou mais 1.000 máscaras em tecido. A rede de farmácias Vale Verde forneceu ainda fraldas descartáveis geriátricas e álcool em gel 70%.

Todos esses itens de proteção individual doados para a SMI se somam às aquisições da Prefeitura, e foram encaminhados para uso nas ILPIs. Nessas instituições, trabalham 176 funcionários, para assistência de idosos em situação de vulnerabilidade.

Ao todo, a SMI já forneceu, para as ILPIs conveniadas, 8.100 Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), 7.760 fraldas geriátricas, 230,5 quilos de álcool em gel 70%, 96 litros de álcool líquido 70%, e 3.000 quilos de farinha de trigo.

E, além desses repasses, mediante aprovação do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), mais EPIs estão sendo licitados, como máscaras, luvas, óculos e toucas descartáveis, em quantidade suficiente para o período de três meses. O valor investido nessa compra será de R$430 mil, oriundos do Fundo Municipal do Idoso (FMI).

Para a secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini, essa e outras medidas essenciais para enfrentamento da pandemia são possíveis graças à parceria do CMDI, e apoio das empresas e entidades de Londrina. “Conseguimos, junto com o CMDI, grandes conquistas para a população idosa de Londrina. Neste momento difícil que estamos passando, se destacam a dedicação e o cuidado com essa população, que se encontra ainda mais fragilizada”, destacou.

Como ajudar – Empresas, indústrias, organizações e demais interessados em contribuir através de doações, podem entrar em contato por meio do telefone 0800-4000-140, ou com o CMDI, no número 3375-0283. O horário de atendimento do conselho é de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas.

Fonte: N.Com