Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Secretaria da Mulher fala sobre amor próprio com participantes do projeto Camar Secretaria da Mulher fala sobre amor próprio com participantes do projeto Camar

Secretaria da Mulher fala sobre amor próprio com participantes do projeto Camar

Friday, 05 de November de 2021

O encontro terá a participação de 25 mulheres atendidas pela ONG da zona norte de Londrina; o tema será abordado pela psicóloga da SMPM, Lisneia Rampazzo

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), realiza, nesta quinta-feira (4), grupos de roda de conversa abordando o tema “Vamos falar sobre amor próprio?”. A atividade é direcionada a mulheres atendidas pela ONG Camar (Casa Acolhedora Mãe Rainha)/Projeto Sabão, e irá ocorrer na própria sede do projeto, localizada na rua Alexandre Santoro, 630, Jardim dos Estados, zona norte. Ao todo, participarão 25 pessoas, em dois grupos, com trabalhos às 10h e às 11h.

O assunto principal do encontro será abordado pela psicóloga e diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM, Lisneia Rampazzo.

Segundo ela, o objetivo das rodas de conversa é proporcionar momentos de aprendizado e reflexões sobre a questão do amor próprio, com foco na busca por mais bem-estar e qualidade de vida. “Dentro dessa temática, podemos usar na psicologia alguns aspectos, dentre os quais três pilares que são o ser, o pertencer e o tornar-se, voltados ao desenvolvimento humano. Eles passam pelo cuidado emocional e físico, que estão vinculados ao amor próprio, o respeito a si, o autoconhecimento, a consciência das limitações e potenciais. Além disso, estão ligados às relações sociais e interpessoais, ao aprendizado, crescimento e desenvolvimento, entre outros pontos”, detalhou.

Lisneia acrescentou que o apoio da SMPM às mulheres participantes do projeto Camar, voltado a pessoas de baixa renda em situação de vulnerabilidade, é prestado há cerca de três anos. “Entre as atividades realizadas pela parceria estão palestras, oficinas e rodas de conversa que tratam de diferentes temáticas. Em outubro, retomamos os atendimentos presenciais com este público, quando houve um encontro sobre autocuidado em alusão às ações do mês do Outubro Rosa. Agora, essa agenda com o Camar terá ações mensais previstas com elas”, informou.

A ONG Camar/Projeto Sabão, que existe há 15 anos, realiza doações de sabão caseiro, cestas básicas, cursos e palestras para a comunidade da zona norte. Antes da pandemia, oferecia cursos de pintura em tecido, informática e reforço escolar, entre outros. Dezenas de famílias cadastradas são ajudadas regularmente, conforme as possibilidades atuais, que levam em consideração o contexto da pandemia. A iniciativa é mantida com renda proveniente de um bazar realizado na própria sede da instituição, atividade que também oportuniza aos moradores locais a compra de roupas e itens por valores acessíveis.

Fonte: N.Com