Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Sebrae/PR promove encontro para mulheres empreendedoras,  em Cornélio Procópio Sebrae/PR promove encontro para mulheres empreendedoras,  em Cornélio Procópio

Sebrae/PR promove encontro para mulheres empreendedoras, em Cornélio Procópio

Thursday, 04 de August de 2011
Categoria:

Uma rede de contatos pode abrir novas oportunidades profissionais e, de acordo com especialistas na área de Recursos Humanos, os relacionamentos interpessoais já são apontados como peça-chave para a construção de uma carreira bem-sucedida. De olho nessa tendência, o Sebrae/PR organiza, em Cornélio Procópio, a segunda edição do evento ?Mulher empreendedora – O jeito feminino de administrar?, com o objetivo de promover a interação entre as empreendedoras e empresárias do município.

O encontro acontece no próximo dia 10 de agosto, durante um café da manhã, às 8 horas, no Centro de Convivência da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que fica na Rua das Nações Unidas, s/no. De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Simone Milan Shavarski, o networking, conhecido no Brasil como rede de relacionamentos, é uma ferramenta de marketing pessoal. E, num momento em que se discute empregabilidade, o networking é uma ferramenta fundamental.

?Durante uma conversa informal, no café da manhã, queremos incentivar novas oportunidades de negócios às participantes, possibilitando a ampliação de suas redes de relacionamento comercial e a divulgação de seus produtos e serviços?, comenta.

Convidada ilustre

Na ocasião, as empresárias de Cornélio Procópio terão a oportunidade de conhecer a história de empreendedorismo de Lydia Maria Fuganti Fedrigo, que ficou em segundo lugar na etapa nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, em sua última edição. A empreendedora londrinense dirige o Instituto Eurobase e ganhou a premiação, na Categoria Negócios Coletivos.

As atividades do Eurobase iniciaram em 2000, quando Lydia Fedrigo montou uma oficina de crochê para capacitar mulheres carentes e proporcionar a elas algum tipo de renda com a venda dos artigos produzidos durante as aulas. As primeiras alunas se aperfeiçoaram, aprenderam outras técnicas de artesanato e se tornaram aptas a difundir as técnicas para outras mulheres. E foi com simplicidade e ajuda mútua que a proposta ganhou fôlego e prosperou.

Atualmente, quatro mulheres se tornaram ?professoras? e capacitam  outras moradoras do bairro União da Vitória IV, onde está localizado o barracão que funciona como sede do Instituto Eurobase. As instrutoras também produzem artesanato, que garante renda extra para elas. Os produtos, feitos principalmente sob encomenda, são vendidos para lojas, fábricas e postos de gasolina que adquirem principalmente ??estopas?? para limpeza.

Perspectivas

O Projeto ganhou mais uma nova diretriz quando as crianças começaram a bater na porta de Lydia, com vontade de participar dos cursos. Foi assim que surgiu o ??Construindo Caminhos??, que atende 110 crianças, em contraturno escolar, com aulas de informática, capoeira, xadrez, dança, futebol, pintura em tecido e crochê. O Instituto conta com merendeiras que preparam as refeições para as crianças. Os alimentos são donativos ? principalmente caixas de leite – que chegam de todas as partes de Londrina e Região.

O prêmio coletivo aumentou a autoestima das mulheres e as doações no Eurobase. ?A divulgação na mídia chamou a atenção da comunidade sobre a importância do Projeto. Recebemos inclusive doações de matéria-prima e nossa produção aumentou. Agora, estamos confiantes e otimistas e esperamos vencer também a etapa nacional?, conta Lydia.

Fonte: Assessoria Sebrae/PR

Mais detalhes:

?Mulher empreendedora - O jeito feminino de administrar? Data: 10 de agosto Horário: 8h Local: Centro de Convivência da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Rua das Nações Unidas, s/no.