Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Sebrae/PR promove encontro para mulheres empreendedoras,  em Cornélio Procópio

Sebrae/PR promove encontro para mulheres empreendedoras, em Cornélio Procópio

quinta, 04 de agosto de 2011
Categoria

Uma rede de contatos pode abrir novas oportunidades profissionais e, de acordo com especialistas na área de Recursos Humanos, os relacionamentos interpessoais já são apontados como peça-chave para a construção de uma carreira bem-sucedida. De olho nessa tendência, o Sebrae/PR organiza, em Cornélio Procópio, a segunda edição do evento ?Mulher empreendedora – O jeito feminino de administrar?, com o objetivo de promover a interação entre as empreendedoras e empresárias do município.

O encontro acontece no próximo dia 10 de agosto, durante um café da manhã, às 8 horas, no Centro de Convivência da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que fica na Rua das Nações Unidas, s/no. De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Simone Milan Shavarski, o networking, conhecido no Brasil como rede de relacionamentos, é uma ferramenta de marketing pessoal. E, num momento em que se discute empregabilidade, o networking é uma ferramenta fundamental.

?Durante uma conversa informal, no café da manhã, queremos incentivar novas oportunidades de negócios às participantes, possibilitando a ampliação de suas redes de relacionamento comercial e a divulgação de seus produtos e serviços?, comenta.

Convidada ilustre

Na ocasião, as empresárias de Cornélio Procópio terão a oportunidade de conhecer a história de empreendedorismo de Lydia Maria Fuganti Fedrigo, que ficou em segundo lugar na etapa nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, em sua última edição. A empreendedora londrinense dirige o Instituto Eurobase e ganhou a premiação, na Categoria Negócios Coletivos.

As atividades do Eurobase iniciaram em 2000, quando Lydia Fedrigo montou uma oficina de crochê para capacitar mulheres carentes e proporcionar a elas algum tipo de renda com a venda dos artigos produzidos durante as aulas. As primeiras alunas se aperfeiçoaram, aprenderam outras técnicas de artesanato e se tornaram aptas a difundir as técnicas para outras mulheres. E foi com simplicidade e ajuda mútua que a proposta ganhou fôlego e prosperou.

Atualmente, quatro mulheres se tornaram ?professoras? e capacitam  outras moradoras do bairro União da Vitória IV, onde está localizado o barracão que funciona como sede do Instituto Eurobase. As instrutoras também produzem artesanato, que garante renda extra para elas. Os produtos, feitos principalmente sob encomenda, são vendidos para lojas, fábricas e postos de gasolina que adquirem principalmente ??estopas?? para limpeza.

Perspectivas

O Projeto ganhou mais uma nova diretriz quando as crianças começaram a bater na porta de Lydia, com vontade de participar dos cursos. Foi assim que surgiu o ??Construindo Caminhos??, que atende 110 crianças, em contraturno escolar, com aulas de informática, capoeira, xadrez, dança, futebol, pintura em tecido e crochê. O Instituto conta com merendeiras que preparam as refeições para as crianças. Os alimentos são donativos ? principalmente caixas de leite – que chegam de todas as partes de Londrina e Região.

O prêmio coletivo aumentou a autoestima das mulheres e as doações no Eurobase. ?A divulgação na mídia chamou a atenção da comunidade sobre a importância do Projeto. Recebemos inclusive doações de matéria-prima e nossa produção aumentou. Agora, estamos confiantes e otimistas e esperamos vencer também a etapa nacional?, conta Lydia.

Fonte: Assessoria Sebrae/PR

Mais detalhes:

?Mulher empreendedora - O jeito feminino de administrar? Data: 10 de agosto Horário: 8h Local: Centro de Convivência da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Rua das Nações Unidas, s/no.