Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Saúde recebe oxímetros doados pela Receita Federal

Saúde recebe oxímetros doados pela Receita Federal

segunda, 29 de junho de 2020

Instrumento, essencial no acompanhamento de pacientes com Covid-19, será distribuído para todas as unidades municipais de saúde

Foto: Saúde – 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu 500 oxímetros apreendidos e doados pela Receita Federal de Londrina. A entrega aconteceu na semana passada, pelo delegado da Receita Federal, Reginaldo Cezar Cardoso, ao secretário municipal de Saúde, Felippe Machado. O oxímetro é um instrumento essencial no acompanhamento de pacientes com Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

O equipamento é um dispositivo que serve para mensurar a porcentagem do transporte de oxigênio e a leitura da frequência cardíaca. Ele pode ser colocado no dedo ou no lóbulo da orelha do paciente. O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, agradeceu a doação dos oxímetros e disse que eles serão de grande serventia para os pacientes.

De acordo com Machado, os itens estão sendo patrimoniados pela SMS e serão entregues para todas as unidades de saúde municipais. “Esse instrumento será de grande valia para as nossas unidades e é muito importante para o acompanhamento dos pacientes com Covid-19, pois ele indica quanto está a saturação de oxigênio no sangue e monitora os batimentos cardíacos por minuto”, afirmou.

Assistência – Londrina tem seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sabará, voltadas ao atendimento exclusivo de casos de síndromes respiratórias. Pacientes com sintomas do quadro inicial da doença, como febre, dor de garganta e tosse, mas sem falta de ar ou cansaço, a menos de 48 horas, podem se dirigir às UBSs respiratórias: Jardim Guanabara (centro), Bandeirantes (oeste), Ouro Branco (sul), Chefe Newton e Maria Cecília (norte), e Vila Ricardo (leste). Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Por outro lado, as pessoas que estiverem há dois dias com os três primeiros sintomas (febre, dor de garganta e tosse), além de cansaço ou falta de ar, devem se dirigir diretamente para à UPA Sabará, na região oeste, que atende exclusivamente demandas do coronavírus. A unidade funciona 24h por dia, na avenida Arthur Thomas, 2.390.

A população também pode recorrer ao Disque-Coronavírus, pelo 0800-400-1234, para receber suporte sobre os sintomas de coronavírus e tirar suas dúvidas, inclusive sobre atendimentos. A ligação é gratuita e o serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Fonte: N.Com