Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Saúde realiza campanha especial de prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo de útero Saúde realiza campanha especial de prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo de útero

Saúde realiza campanha especial de prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo de útero

Thursday, 13 de October de 2011
Categoria:

Aproveitando o movimento mundial Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde realiza, nos sábados (14 e 21), uma campanha especial de prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo de útero.

A cada final de semana, metade das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município disponibiliza uma equipe de saúde, para a realização dos exames preventivos, das 8h às 14h.

Esta campanha vai viabilizar que as mulheres que trabalham durante a semana possam utilizar-se deste horário para realizar os exames, tão importantes para a saúde feminina.

No município, são disponibilizados quatro mil exames por mês, mas a procura é de apenas 2.500. Após os 40 anos, é indicado que a mulher realize a mamografia anualmente, pois quanto mais cedo o diagnóstico da doença, maior a chance de cura.

A iniciativa da Secretaria de Saúde visa chamar a atenção para a importância da prevenção. Já estão afixados avisos nos postos de saúde que estão programados para atender. ?É preferível que as mulheres procurem seus postos de referência, os quais, se não estiverem abertos neste sábado, estarão no próximo?, declarou o secretário de Saúde, Márcio Makoto Nishida. A meta é atender de 1.500 a 2.000 mulheres a cada final de semana.

Outubro Rosa

“Outubro Rosa” é uma campanha mundial de combate ao câncer de mama, o tipo mais comum e mais violento entre as mulheres. Em Londrina, o “Movimento Outubro Rosa” e a “Associação Nós do Poder Rosa” promovem ações de conscientização e prevenção do câncer de mama.

O lançamento da edição 2011 da campanha ocorreu no último dia 4, na Câmara Municipal. O Museu Histórico também foi iluminado com a cor rosa, em menção ao movimento. O portal Londrinatur também apoia esta causa, divulgando as informações sobre a campanha.

Fonte: N.Com.PML